PSB rompe com gestão Santos; Éden terá de sair
O diretório do PSB de Cuiabá decidiu, em congresso neste domingo, no auditório do INSS, romper com a gestão Wilson Santos (PSDB). Os socialistas acusam o prefeito de não cumprir compromissos. Uma das promessas de Santos era do PSB conduzir três secretarias, o que não aconteceu até agora. O único vereador do PSB na Câmara, Dilemário Alencar, que substitui Éden Capistrano, não compareceu ao encontro. Ex-secretário de Governo de Santos, Dilemário já não é mais considerado do quadro do partido, apesar do parlamentar insistir na tese de que ainda está filiado. Sem espaço no partido, Dilemário já está com um pé no PTB.
O vereador licenciado e secretário de Meio Ambiente da Capital, Éden Capistrano, também ignorou o encontro. Ele fica agora numa saia-justa, já que seu partido decidiu se afastar da gestão tucana, da qual participa como integrante do staff. Caberá a Éden entregar o cargo ou se desfiliar do PSB. Cerca de 160 filiados estiveram presentes. Eles elegeram o novo diretório - confira a nova composição no quadro abaixo. Quase todos votaram a favor da ruptura com o prefeito. Edvande Pinto de França, que deixa a presidência municipal, lembrou que desde 2004, o prefeito não cumpriu o acordo feito com o partido de compor três secretarias no staff. “Além disso, as políticas que ele vem aplicando no quesito transporte público, educação e saúde não fazem parte do nosso ideal socialista”. O novo presidente do diretório da Capital, Hamilton Gonçalves Alcântara, também bateu duro contra a gestão Santos. Considera inviável a permanência do PSB na administração. “Não temos mais como apoiar esta gestão por vários motivos: primeiro, porque discordamos do modo como Cuiabá vem sendo conduzida e, segundo, porque o prefeito descumpriu o acordo feito com o PSB”.
Mesmo na condição de nanico, o PSB quer lançar candidató próprio ao Palácio Alencastro. O nome cotado é do deputado federal Valtenir Pereira, presidente do diretório estadual. Em discurso, Valtenir evitou falar em sua pré-candidatura. Observou que o grupo de sete partidos (PSB, PDT, PHS, PAN, Pc do B, PMN e PRB) vai buscar uma frente de esquerda. A chapa para prefeito e vice será definirá em comum acordo.
O novo diretório do PSB de Cuiabá:
Presidente: Hamilton Gonçalves Alcântara
1º Vice: Aldo Marques Peres Filho
2º Vice: Márcio Dorileo
3º Vice: Dinorá Magalhães Arcanjo
Secretária-Geral: Ângela Maria dos Santos
1ª Secretária: Solange da Silva Xavier Borges
1º Secretária de Finanças: Roselene Ferreira
2º Secretário de Finanças: Isnar Rodrigues Caitano
Secretário de Comunicação: Eramos Carlos da Costa
Secretário do Movimento Sindical: Adolfo Grassi
Secretaria de Organização Partidária: Leiry Maria Rodrigues
Secretaria de Cultura e Formação Política: Juscimeire Rita
Secretaria do Movimento Popular e Mobilização: Wantuir Luiz Pereira
Diretório
Marco Aurélio Oliveira Dorileo Camila Maria Fonseca da Silva Jairo Alves Aguiar Aldo Marques Peres Adilson Azevedo da Costa Walter Regenold Gonçalves Ricardo Queiroz Simão Gustavo Sirena
Suplentes do diretório
Suélia Pereira Costa Maria Conceição de Almeida Brandão Jéssica Maria Rodrigues da Costa Aparecida Silva Rodrigues Olga Maria Haddad Matos Fabrício Jose Coelho da Costa Campos Sheila Queiroz de Campos
Conselho Fiscal
José Humberto Ferreira da Silva Wilian Rodrigues Caitano Pereira Odilza Queiroz de Campos
Suplente do Conselho Fiscal
Mauro Amaro de Sant’Ana Cleber Ávila Ferreira Gilvan dos Santos
Conselho de Ética
Elicássia de Arruda Jaudy Siqueira Vivian Fritag Rosilma da Silva Monteiro
Suplente do Conselho de Ética
Gisela Domingas Hélio Simão de Almeida Marco Antonio de Oliveira
Comentários