Prefeitos de Mato Grosso assistem palestra sobre Empreendedorismo Municipal
Segundo a consultora muito se fala em desenvolvimento e crescimento mas o que as pessoas e principalmente os gestores devem ter em mente é que, o crescimento não é igual ao desenvolvimento econômico. O crescimento é necessário mas não é suficiente para geral o tão sonhado desenvolvimento. “O que eu pretendo aqui é colocar os prefeitos para refletir sobre os vários tipos de capital que todos possuímos e que na maioria das vezes não usamos”, afirma. De acordo com Maura o capital pode ser empresarial, humano, social ou natural. Dentre esses o capital humano talvez seja o mais importante, pois ele agrega características imprescindíveis para um bom gestor: o conhecimento, as habilidades e as atitudes. “Analisem prefeitos qual é o capital humano que vocês tem nas prefeituras? O que é possível
fazer para aumentar e melhorar o capital humano? Lembre-se as mudanças podem ou devem começar pelos gestores”, lembrou a consultora.
Para Maura os prefeitos devem fomentar a gestão compartilhada e as ações coletivas. A consultora citou como exemplo citou a criação dos consórcios intermunicipais de Mato Grosso. “Não se faz nada sozinho. Precisamos construir uma nova mentalidade como novos conceitos e metas. Hoje percebemos a cultura da competição. É preciso articular a cooperação”, declarou.
Nessa cultura do imediatismo, onde se quer tudo para ontem, focaliza-se o produto e esquece-se do processo. Tudo na vida precisa de um processo de maturação. “Bons processos geram bons produtos”, garante.
Segundo a consultora os prefeitos precisam acreditar na própria capacidade. “ Nós somos capazes de mudar o nosso amanhã”, finaliza.
Comentários