Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 08 de Agosto de 2007 às 19:40

    Imprimir


Os parceiros do Festival Cururu Siriri de Cuiabá estão otimistas com a sexta edição do evento. Na noite de lançamento do projeto, que ocorreu ontem no Clube Feminino, dezenas de comentários animados por parte dos que apóiam a iniciativa. O Festival, que será realizado nos dias 24, 25 e 26 de agosto, tem como objetivo difundir e preservar a cultura regional e, para isso, conta com a ajuda e o apoio da Federação das Associações dos Grupos de Cururu e Siriri, do SEBRAE-MT, do Escritório Antena da Unesco Mato Grosso, do Governo do Estado, da TVCA, do Banco Real e do Boticário.

Confiante no sucesso do Festival, o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, disse que "a cultura é dinâmica, aperfeiçoa, avança e interage". Segundo Wilson, a força cultural de Cuiabá vai ganhar o mundo, e o Festival reflete a essência da manifestação popular.

Para o coordenador do Escritório Antena Unesco Mato Grosso, Antônio Carlos Maximo, a participação no evento é uma resposta ao chamado do prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, "o prefeito buscava uma participação mais efetiva na cultura. Nosso plano é fazer uma reflexão séria sobre as expressões culturais populares, ajudando as comunidades a destacar os seus valores". Domingas Leonor, presidente da Federação das Associações dos Grupos de Cururu e Siriri de Mato Grosso, também se mostrou entusiasmada com o lançamento da sexta edição. Para ela, a luta é constante para defender a cultura regional, "são 48 anos de luta trabalhando voluntariamente por amor a minha cultura".

Após assinar o termo de parceria com a Prefeitura de Cuiabá, o diretor executivo da TV Centro América, Zilmar Melate, afirmou que a responsabilidade do grupo será maior este ano. De acordo com o diretor, tudo será feito para que este evento alcance ainda mais espaço na mídia nacional. "Para nós da TVCA é um orgulho participar de uma iniciativa como esta".



Representando os demais apoiadores, o gerente geral do Banco Real, José Nilto Andrade, conta que "é um prazer fazer parte deste grande evento, afinal feliz é o povo que cultiva suas tradições e preserva a sua cultura". O vereador Lutero Ponce, destacou o trabalho da Secretaria da Cultura de Cuiabá, que aos poucos conquistou seu espaço com muita credibilidade. O deputado Alexandre César, representando a Assembléia Legislativa, ressaltou a cultura popular. "Ela tem o seu espaço e deve ser mostrada de forma grandiosa. Cultura é pluralidade, diversidade e respeito", destacou o deputado.

A emoção tomou conta do salão quando a vice-prefeita de Cuiabá, Jacy Ribeiro de Proença, fez o seu pronunciamento. "Estou muito emocionada. O seo Caetano, que recebeu a homenagem, é meu tio e tenho boas lembranças de quando nos reuníamos nas rodas de Cururu. Era uma manifestação entre nós, mas com o processo de crescimento veio chegando novos grupos na região e nós insistíamos com o que era nosso. Quando esse projeto foi idealizado ficamos muito sensibilizados porque, com o crescimento imigratório, passamos a questionar que aquilo que era nosso, até então, não recebia o devido valor". Segundo ela, hoje quando "conseguimos colocar em um espaço público o nosso trabalho, somos aplaudidos e valorizados, isso é de parabenizar".




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/212789/visualizar/