Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 30 de Julho de 2007 às 16:41

    Imprimir


No último sábado (28.07) foi realizado ato de filiação de caciques e importantes lideranças dos índios Xavantes ao PMDB. A solenidade aconteceu na Aldeia Guadalupe (160 km de Barra do Garças), e contou com a presença do líder do PMDB na Assembléia Legislativa, deputado Adalto de Freitas, o Daltinho.

O cacique Domingos, da Aldeia Nossa Senhora Aparecida, abriu o ato de filiação falando em nome das comunidades indígenas presentes. Na oportunidade, Domingos destacou a importância da participação de líderes políticos dentro da aldeia, e da responsabilidade que cada cacique. “Cada um de nós tem que cobrar, não em beneficio próprio, mas em benefício da comunidade que representa. Pois nos tornamos” pai “e por isso sofremos”, defendeu o cacique Domingos.

Os índios foram unânimes em manifestar a necessidade na melhora do atendimento à saúde, educação e alimentação das aldeias. O cacique Zé Maria, da Aldeia São Marcos, resgatou sua história no PMDB, partido pelo qual milita há mais de duas décadas, inclusive foi candidato a vereador na época de seu tio, o falecido cacique e ex-deputado federal, Mário Juruna.

O deputado Daltinho lembrou que na época de criança andava pelas aldeias, onde havia mais fartura e não se ouvia falar em tantos problemas com os índios. O deputado defendeu que mais importante do que a discussão sobre o aumento das extensões de terras das reservas, é preciso debater sobre a qualidade de vida dos indígenas. Perante lideranças históricas dos Xavantes, Daltinho defendeu que não adianta exagero de terras. “Vamos discutir a saúde, educação, qualificação profissional, a produção”, conclamou o parlamentar. “A caça e a pesca estão acabando”, alertou.

Depois dos debates, lideranças e membros da comunidade filiaram-se ao PMDB. O primeiro a filiar-se, num gesto simbólico sinalizando aos demais, foi o cacique Aniceto Tsuzawere, liderança reconhecida internacionalmente, devido participação ativa no movimento indígena.

No final, os indígenas apresentaram uma pauta de reivindicações na qual solicitam a reforma da Escola Mário Juruna, construída na Aldeia Guadalupe, cujos pilares correm o risco de desmoronar. Reivindicaram também a construção de casas, rede de energia elétrica e ampliação do posto de saúde da Aldeia Guadalupe, habitada por cerca de 300 índios, que integraram ao PMDB.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/214393/visualizar/