Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 29 de Julho de 2007 às 17:04

    Imprimir


O Governo do Estado de Mato Grosso tem no Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), a referência em serviços para o tratamento de reabilitação dispensado aos usuários do Sistema Único de Saúde (Sus). Os atendimentos no Cridac são realizados de forma integral, através de um trabalho efetivo, que oferece a excelência no atendimento, na qualidade, na humanização e resolutividade dos serviços ofertados.

De acordo com a diretora do Cridac, Lúcia Provenzano, os registros do Cridac indicam que, somente no setor de fisioterapia, são atendidos 200 pacientes por dia. No conjunto de todos os serviços, atualmente, o Centro de Reabilitação atende em media 600 pacientes, por dia, gerando 18 mil procedimentos internos, por mês. As várias áreas em que o Cridac dá atendimento de qualidade incluem especialidades em fisioterapia, acupuntura, audiometria, equoterapia, cinesioterapia, hidroterapia, terapia com musica e atendimento em Língua Brasileira de Sinais.

O setor de fisioterapia do Centro é dividido em quatro serviços de atendimento. A clinica I é responsável por tratar de pacientes com lesões traumato-ortopédica em coluna vertebral e outra articulação, com objetivo de Recuperar e reabilitar total ou parcialmente as funções do indivíduo. Para esse setor são encaminhados pessoas com lesões na coluna e com problemas ortopédicos, que depois do primeiro atendimentos são direcionados para os tratamentos específicos.

A clinica II é responsável pelo atendimento de pacientes com problemas ou distúrbios da coluna vertebral. Alem do tratamento a clinica II também é desenvolvido programas de prevenção aos problemas da coluna.

Na clinica III, que trata de pacientes com lesões ortopédicas, traumáticas, reumáticas e desportivas, os usuários recebem atendimento para recuperação das funções do esqueleto apendicular (membros inferiores e superiores). No setor são tratados todos os problemas relacionados a lesões que possam acontecer no dia a dia, como: quedas e torções.

Na quarta divisão de atendimento, o setor Neurológico, o atendimento tem objetivo de minimizar a gravidade das seqüelas decorrentes de problemas neurologicos, através de técnicas de fisioterapia que visam melhorar as alterações músculo-esqueleticas dos pacientes, bem como sua independência e o seu desenvolvimento motor nos casos neurológicos infantis.

Segundo a gerente de Assistência Terapêutica, Eliete Arruda Vasconcelos, “o Cridac é referência em fisioterapia desenvolvendo os serviços de média e alta complexidade, por que os funcionários são constantemente capacitados para melhor realizar os serviços ofertados. Todos os anos realizamos uma grande capacitação no Cridac, onde todas as unidades descentralizadas se reúnem por 3 dias para realização palestras, cursos e troca de experiências. Ressalte-se, também, que todos os profissionais que compõe o quadro de fisioterapeutas do Cridac, são especialista, sendo que alguns possuem mestrado, o que atesta a qualidade no atendimento dispensado aos usuários do Sus”, disse ela.

O bom atendimento dispensado aos usuários é observado no depoimento da senhora Maria Auxiliadora da Costa, 56 anos, que há três meses esta fazendo tratamento na clinica II. Ela conta que estava sentindo fortes dores nas costas, e que ao procurar o médico, foi encaminhada para tratamento de fisioterapia. “Na primeira semana que comecei a fazer o tratamento, já senti diferença, me sentia mais leve, parece que foi tirado um peso das minhas costa. As dores já não são mais como eram antes, agora já posso realizar as tarefas de casa normalmente, o que não dava pra fazer antes”, disse a usuária.

Já Anselmo Cardoso, 28 anos procurou atendimento no Cridac, pois quebrou o pé, e após ficar engessado por um longo período, foi encaminhado pelo médico ortopedista, para fazer tratamento no Centro. “O tratamento é muito bom, minha recuperação esta sendo muito rápida, já estou movimentando meu pé com mais facilidade e o que é melhor sem dor, logo estarei de volta ao meu trabalho”, disse ele.

ACESSO AO SERVIÇO DE FISIOTERAPIA: Para ter acesso aos serviços de fisioterapia do Cridac, os usuários do Sus, necessitam de encaminhamento médico que pode ser obtido em uma Unidade Básica de Saúde, que através de um médico soliticita o tratamento, ou através de agendamento direto, exclusivo para pacientes do setor de fisioterapia, que é realizado pelo próprio paciente que após buscar o serviço, passam por uma triagem para definir a forma do tratamento que será oferecido.

OUTROS SERVIÇOS: O Cridac oferece ainda outros serviços na área de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Enfermagem, Pedagogia, Nutrição, Psicologia, Equoterapia, Laboratório de Voz, Acupuntura, Fisioterapia, Atendimento em Grupo, Especialidades médicas além de Serviços de Média e Alta compelixade.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/214463/visualizar/