Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 23 de Julho de 2007 às 07:28

    Imprimir


O deputado Homero Pereira (PR) está na lanterna em quantidade de proposições apresentadas na Câmara Federal, com 14 indicações, entre os novatos da bancada de Mato Grosso. Já Eliene Lima (PP) registrou 72 propostas. Os dados constam no portal transparência do site do Legislativo federal.

Pereira está licenciado por problemas de saúde há cerca de um mês. O deputado Neri Geller (PSDB), que desde abril substitui a titular Thelma de Oliveira, do mesmo partido, apresentou 15 proposições ocupando a segunda posição em menor número de propostas.

Na segunda colocação em maior quantidade está outro novato, o deputado federal Valtenir Pereira (PSB) com 52. O veterano Carlos Bezerra (PMDB), que retorna à Câmara, após duas décadas do seu mandato anterior na Casa, tem 32 proposições de sua autoria em tramitação.

Os registros disponibilizados pela Câmara Federal não selecionam proposições por mandato, portanto os demais parlamentares como Carlos Abicalil (PT), Wellington Fagundes (PR) e Pedro Henry (PP), que atuaram na legislação anterior, possuem saldo maior em relação aos novos deputados porque tem nos registros o saldo de balanço de projetos de mandatos passados.

Segundo as informações, Abicalil apresentou 252 proposituras. Henry possui registro de 84 e Fagundes de 139 propostas. A bancada de Mato Grosso na Câmara Federal, apesar de ser uma das menores do país, age distintamente. A participação, por meio, dos discursos em plenário mostra a atuação, além da quantidade proposições apresentadas pelos oito parlamentares.

A reportagem observou também os discursos feitos em plenário pelos parlamentares, em muitos casos, para usado à defesa dos projetos apresentados na Casa de Leis. O espaço, que é disputado por 513 parlamentares, serve para exposição de análises, opiniões, defesa de projetos ou ainda para destacar idéias, foi dispensado por representante do Estado no Congresso.

De acordo com o portal transparência da Câmara, Henry não possui registro de exposições em plenário durante o exercício do mandato em 2007. As informações disponibilizadas no site da Câmara computam dados do início desta legislação até o recesso parlamentar.

Homero, que apresentou o menor número de proposições, também ocupou menos ainda espaço em plenário para expor suas idéias, com apenas seis registros. Já Geller contabiliza sete participações em plenário, seguido de Valtenir com 10 vezes. Já Bezerra fez 16 explanações, na tribuna.

Abicalil contabilizou o saldo de 18 discursos. Na seqüência, o registro aponta o total de 20 exposições em plenário feitas respectivamente pelos deputados Wellington Fagundes (PR) e Eliene Lima (PP), que está no primeiro mandato.

Entre os projetos e indicações dos deputados se destacam as propostas para os setores do agronegócio, educação, energia elétrica e saúde. Representante do setor rural na bancada, Homero sugeriu ao Ministério dos Transportes a criação de um programa de redução de perdas de produtos agrícolas nas estradas. Explicação: a perda de alimentos por conta das precárias condições de trafegabilidade das estradas.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/215454/visualizar/