Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 22 de Julho de 2007 às 07:35

    Imprimir


O Consórcio dos Concessionários da Volkswagem, administrado pela Disal Administradora de Consórcios, é responsável pela maior carteira em Mato Grosso. A empresa adquiriu em novembro do ano passado, os grupos em andamento da Trescinco com 22,428 mil clientes. Os cotistas são pessoas residentes no Estado, Mato Grosso do Sul, Acre e Rondônia. Em média, cada grupo tem 300 pessoas, e o principal produto é a venda associada de carros de passeio, seguido por motocicletas e caminhões.

O diretor financeiro da Disal, Stefan Ritschel, defende o fim das decisões favoráveis aos consumidores que optaram em sair dos consórcios. Ele classifica como aberração as sentenças dos magistrados brasileiros, em especial os de Mato Grosso, mais frequentes em julgar em favor dos consumidores. O executivo explica que as pessoas adimplentes até o final do grupo são prejudicadas com as decisões. "O dinheiro devolvido para o cotista desistente é retirado do grupo e não da administradora. É com o pagamento de cada participante que compra-se o bem para o sorteio".

De cada 300 pessoas no grupo cerca de 50 desistem no meio do caminho, uma média de desistência em torno de 16,6%. Ele diz que ainda não chegou ao ponto de ficar sem sorteio dos bens consorciados no Estado, mas já deixou de contemplar dois cotistas em um mês e optou pelo sorteio de um carro.

Eles já pagaram mais de 50 liminares em Mato Grosso, embora o número de decisões favoráveis no período de seis meses já chega a 600. Segundo Stefan, a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (Abac) tem feito gestão junto ao Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e promovendo eventos na área judiciária apontando como essas decisões tem sido negativas ao setor.(DS)





Fonte: Da Redação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/215571/visualizar/