Deputado Português quer gratuidade de vacinas
Português ressaltou que atualmente, apenas a imunização contra a meningite Haemophilus é feita em postos de saúde. “As vacinas contra as formas meningocócica e pneumocócica ainda são pagas. São gravíssimas as seqüelas de meningite bacteriana. A população carente não tem condições financeiras, para custear uma vacina disponível no setor privado. È importante a gratuidade para que se torne acessível às famílias carentes”, alertou.
Segundo dados estatísticos, até abril de 2007 foram registrados, em Mato Grosso, 23 casos de meningites, sendo que 86,95%% deles evoluíram para a cura e três pessoas dos municípios de Alta Floresta, Pedra Preta e Sapezal foram a óbito. Além disso, nos dois últimos municípios, o tipo da meningite contraído foi a meningocócica. E o caso de Alta Floresta foi de meningite bacteriana. Há 12 sorogrupos de meningococos, a principal bactéria causadora de meningite, sendo os Sorogrupos A, B e C os mais graves.
A diretora de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado, Mirian Estela de Souza Freire lembra que a doença é grave. “É preciso ficar alerta e agir rápido e comunicar ao serviço de saúde para poder fazer o controle. Se diagnosticada e tratada logo, a doença pode ser curada sem deixar seqüelas”, lembrou.
Pelo texto, ficará determinado que as secretarias municipais de saúde informarão à Secretaria de Estado de Saúde os dados de que dispõe sobre a incidência de meningite bacteriana. Além disso, as secretarias deverão apresentar estudos que identifiquem o impacto da moléstia nos gastos com atendimento médico, medicamentos e internação hospitalar.
Consta ainda no projeto que a Secretaria de Estado de Saúde, em conjunto com as secretarias municipais de Saúde, realizará ampla campanha de esclarecimento sobre a vacinação. Essa campanha de vacinação deverá ser implementada, impreterivelmente, a partir do ano seguinte à entrada em vigor desta lei.
A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. A doença é causada principalmente por bactérias e vírus. Existem várias vacinas mas cada uma delas, protege apenas contra um agente que causa a meningite. Crianças menores de 5 anos são mais vulneráveis às meningites bacterianas.
Comentários