Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 17 de Julho de 2007 às 15:10
Por: Ubiratan Braga

    Imprimir


“Uma idéia fantástica” resumiu o prefeito de Cotriguaçu, Damião Carlos de Lima, ‘o Kiko’, quando indagado sobre a aquisição de maquinários para dar suporte ao Consórcio Rodoviário Vale do Juruena formado por mais cinco municípios da região Noroeste. A declaração do prefeito e presidente do consórcio aconteceu nesta terça-feira (17.07) depois de uma reunião intermediada pelo deputado José Riva (PP) com o vice-governador Silval Barbosa (PMDB).

Além de Cotriguaçu forma a associação, os municípios de: Juína, Aripuanã, Juruena, Castanheira e Colniza para uma demanda, segundo Kiko, de mais de 1,5 mil quilômetros de estradas estaduais a serem recuperadas entre as MT’s 170, 208, 418 e 420 que cortam estes municípios. Ausentes a reunião apenas os prefeitos de Juruena (Bernadinho Crozeta) e de Colniza (Adir de Souza).

A cessão de maquinários, segundo o deputado Riva, é uma forma de o governo está presente com infra-estrutura a estes municípios mais distantes. “Do meu ponto de vista o governo vai encontrar a solução para adequar, através da MT Regional, as precárias situações das estradas daquela região beneficiando as populações mais distantes do centro do Estado”, disse.

Conforme o vice-governador Silval Babosa, a reivindicação dos consorciados está priorizada na aquisição da patrulha mecanizada. “Acreditamos que a proposta da aquisição dos maquinários irá dotar as MT’s de forma que desonerará a logística levando desenvolvimento. É uma intenção do consórcio e do Governo”, afirmou Silval.

O estado tem aproximadamente 26 mil quilômetros de estradas de chão para constante atenção. O consórcio pretende adquirir 5 caminhões, 2 motos niveladoras, 1 prancha, 1 esteira e 1 pá carregadeira para subsidiar os cerca de 1,5 mil quilômetros de levantamento e conservação das rodovias estaduais dentro deste consórcio. Será absorvido 1% do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (Icms) das prefeituras para administração do convênio.

Em Juína, via (MT 170) de acesso aos municípios e a capital, além do Estado de Rondônia, são mais de 200 quilômetros de estradas de chão a serem atendidos pelo consórcio. O prefeito Hilton Campos afirmou que a ação do deputado Riva e do governo estadual é motivo de comemoração. “O governo nos disse que dentro de aproximadamente 90 dias estas máquinas devem estar reforçando o trabalho das prefeituras. Acredito que as facilidades para quem trafega por estas vias vão acontecer breve. É motivo de comemorar e acreditar cada vez mais neste governo”, finaliza.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/216385/visualizar/