Comissão pode votar novo censo para atualizar FPM
Os recursos do FPM são divididos de acordo com o número de habitantes das cidades. Anualmente, o IBGE divulga a estimativa populacional dos municípios e o Tribunal de Contas da União (TCU), com base nesses dados, publica no Diário Oficial da União os coeficientes dos municípios. O Censo Demográfico, porém, só é realizado a cada dez anos.
O relator, deputado Bruno Rodrigues (PSDB-PE), recomenda a aprovação da proposta, com emenda que substituiu a expressão "censo simplificado", usada no texto original, pela terminologia "contagem da população", de uso consagrado.
Brasileiros no exterior
A comissão também pode votar o Projeto de Lei 5653/05, do deputado Neucimar Fraga (PR-ES), que cria o Programa de Atendimento e Atenção ao Cidadão Brasileiro no Exterior. O texto exige a instalação de um sistema telefônico de atendimento gratuito, com abrangência internacional, aos brasileiros que moram em outro país e aos que viajam como turistas. O relator, deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), apresentou parecer favorável.
Sexo x educação
Outra proposta na pauta da comissão é o PL 1331/03, do deputado Chico Alencar (Psol-RJ). Conforme o projeto, anúncios que sugerem prática sexual, veiculados em qualquer tipo de meio de comunicação social, devem ser acompanhados de mensagens educativas sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, em especial a aids. A proposta também estabelece que nos anúncios e programas denominados tele-sexo, disque-sexo, tele-carinho, disque-amizade e similares devem constar frases como "faça sexo seguro, use camisinha". O deputado Elismar Prado (PT-MG), relator da matéria, apresentou parecer favorável.
A reunião está marcada para as 10 horas, no plenário 13.
Comentários