Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 04 de Julho de 2007 às 18:58

    Imprimir


O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), afirmou hoje que caberá ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), decidir se pretende conduzir a sessão do Congresso que vai votar a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). O PPS defende o boicote à sessão caso Renan não se afaste da presidência do Senado.

"Se ele [Renan Calheiros] decidir que vai conduzir [a sessão do Congresso], será ele [Renan]", afirmou Chinaglia, ao ser questionado sobre a ameaça de boicote à sessão do Congresso de votação da LDO.

O Congresso só pode entrar em recesso --de 18 de julho a 1º de agosto-- após a aprovação da LDO. Uma das estratégias do grupo de Renan --alvo de processo por quebra de decoro parlamentar-- é deixar a análise do caso para depois do recesso com o objetivo de esfriar as denúncias contra ele.

O líder do PPS na Câmara, Fernando Coruja (SC) reiterou hoje que há um constrangimento por parte de parlamentares à possibilidade de Renan conduzir a sessão. Ele busca apoio do DEM, PSDB, PDT, PV e PSOL para pressionar que Chinaglia comande a sessão.

Já o líder do PT na Câmara, Henrique Fontana (RS), rechaçou a proposta de boicote e criticou a pressão. "O PT não vai fazer movimento com factóide momentâneo", afirmou o petista.

Votação

O texto básico da LDO seria votado, nesta quarta-feira (4), na Comissão Mista de Orçamento. Mas a sessão na comissão teve de ser suspensa para dar início à discussão da proposta de reforma política, no plenário da Câmara.

A previsão é votar o texto da LDO nesta quinta-feira (5), pela manhã. Em seguida, será concedido prazo de até uma semana para que as bancadas partidárias apresentem suas sugestões. A expectativa é que o assunto seja então votado no plenário, em sessão do Congresso, na próxima quinta-feira (12). Em geral, a proposta é votada entre os dias 15 e 17 de julho.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/218376/visualizar/