Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 02 de Julho de 2007 às 09:14
Por: Luiz Acosta

    Imprimir


Sindicato dos Trabalhadores do Detran (Sinetran), reunido com o primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PP), busca sua intervenção no sentido de agir junto ao governo do Estado quanto à reformulação de carreiras e realinhamento salarial dos servidores efetivos.

“Há uma grande distorção entre os efetivos e os cargos comissionados”, disse a presidente do Sinetran, Ana Elza Alves, ponderando que a peça proposta da Secretaria de Estado de Administração (SAD) melhora no enquadramento, porém existem itens que devem ser revistos.

Segundo Ana Elza, o menor salário do órgão para servidores de carreira é de R$ 490 e o maior teto chega a R$ 4.9 mil. “Mas para o servidor efetivo ganhar esta quantia ele tem de ter mais de 30 anos de casa e mais cursos de especialização”, destaca.

Atualmente, a grande luta dos servidores de carreira é de reduzir o número de estagiários no órgão. A legislação prevê que apenas 30% das vagas existentes no Detran podem ser ocupadas por estagiários, porém, a situação está invertida e, segundo Ana Elza, hoje já são mais de 600 estagiários e apenas 350 efetivos em todo Estado para atender as 70 Ciretran’s e os 11 postos de atendimento, além da sede, em Cuiabá.

Por sua vez, o deputado Riva sugeriu que a situação seja levada ao Colégio de Líderes para uma ampla discussão e engajamento dos demais deputados na causa dos servidores. “É preciso reformular totalmente a política administrativa do órgão. O Detran não pode ser apenas um mero arrecadador e repassador de recursos para outras secretarias de Governo. Tem que, primeiro, procurar resolver os seus problemas internos, investir na sua estrutura para então, auxiliar outros órgãos do Governo. A condição salarial precisa ser melhorada urgentemente, sob pena de causar desestímulo cada vez maior aos servidores de carreira”, argumenta o parlamentar progressista.

Riva recomendou que na próxima segunda-feira (02.07) a comissão de negociação Sinetran se reúna com o presidente do Legislativo, deputado Sérgio Ricardo (PR) e com o líder do Governo, deputado Mauro Savi (PR), para garantir que os outros parlamentares também se interessem pelos problemas que os servidores vêm enfrentando.





Fonte: Assessoria de Gabinete

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/218911/visualizar/