Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 13 de Junho de 2007 às 08:39

    Imprimir


Os deputados federais tucanos Thelma de Oliveira e Neri Geller participaram ontem da reunião da bancada do PSDB na Câmara. Debateram a reforma política, que começa a ser apreciada a partir de hoje, segundo previsão do presidente da Casa, deputado Arlindo Chinaglia (PT-RS). O ponto mais polêmico do Projeto de Lei 1210/07, a adoção das listas fechadas para as eleições proporcionais, deve ser o primeiro a ser apreciado.

A bancada tucana ainda está dividida sobre este ponto. Para parte da bancada as listas fechadas devem ser aprovadas com a inclusão do voto distrital misto já para as eleições municipais de 2008. Os tucanos de MT concordam com a tese do voto distrital misto, mas consideram que, neste momento, seria mais produtivo apoiar o projeto como está, assegurando as listas fechadas como um primeiro passo.

"O projeto é consistente e, se for rejeitada a questão da lista preordenada será preciso alterar os dispositivos que tratam do financiamento público exclusivo das campanhas. Isso emperraria a reforma", argumenta Thelma. Para ela, é imprescindível que a reforma política seja aprovada contemplando as listas fechadas, o financiamento público exclusivo das campanhas, a fidelidade partidária e o fim das coligações nas proporcionais.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221971/visualizar/