Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 05 de Junho de 2007 às 07:31

    Imprimir


A segunda rodada da pesquisa Mark, feita nos últimos dias 02 e 03, revela que o deputado Zé Carlos do Pátio (PMDB) mantém liderança à Prefeitura de Rondonópolis (a 210 km ao Sul de Cuiabá). A novidade vem em seguida, com o ex-prefeito e deputado estadual Percival Muniz (PPS), que ultrapossou o prefeito Adilton Sachetti (PR) e figura em segundo lugar. Na primeira amostragem, realizada há três meses, Sachetti estava em segundo lugar.

Os pesquisadores fizeram o trabalho de campo no sábado e domingo em 42 bairros rondonopolitanos. Entrevistaram 416 pessoas. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos. Diante de um aparente quadro sucessório de completa indefinição, já que ainda faltam 15 meses para as eleições municipais, a Mark Instituto de Pesquisa e Opinião, sob os empresários Marco Polo de Freitas, o Popo, e Bárbara Pinheiro, fez várias simulações com os virtuais concorrentes à prefeitura.

Na amostragem A, com seis possíveis candidatos, cada em partido diferente, o deputado Zé Carlos do Pátio figura na liderança com 39,9%. Muniz aparece com 23,1%. O prefeito Sachetti, que deve tentar a reeleição, surge na terceira posição, com 16,6% das intenções de voto. O quarto lugar fica com o ex-prefeito e ex-governador Rogério Salles (PSDB), com 6,7%. A comunista Janete Carvalho e o petista Juca Lemos dividem a lanterna. Ambos estão com 1,2%.

Numa outra simulação (quadro B), desta vez sem Zé do Pátio no páreo, o ex-prefeito Percival Muniz ganharia. Seu nome é citado como preferido por 34,4%, enquanto Sachetti teria 16,3%. Salles viria em seguida, com 15,1%. A ex-deputada Teté Bezerra (PMDB) seria a quarta colocada, com 4,8%, empatada tecnicamente com os lanternas Juca (3,4%) e Janete (2,2%)

Já na hipótese do prefeito não disputar a reeleição e, em seu lugar o PR lançar o deputado federal Wellington Fagundes, o peemedebista Pátio atingiria a 40,1% das intenções de voto. Muniz ficaria hoje com 21,4%. Fagundes, que já foi derrotado duas vezes seguidas para prefeito, obteria hoje o terceiro lugar com 15,6%. O tucano Salles figura com 5,5%, seguido por Juca (,4%) e Janete (1,2%).

Na primeira rodada da Mark, feita em Rondonópolis nos dias 13 e 14 de março, Pátio já aparecia na liderança, mas o segundo colocado era Sachetti - clique aqui e leia mais.

Metodologia

Os 42 bairros pesquisados em Rondonópolis nos dias 02 e 03 deste mês são os seguintes: Vila Operária, centro, Vila Aurora, Salmen, Mamed, Parati, Novo Horizonte, Planalto, Pindorama, Iguaçu, Participação, Vila Cardoso, São Sebastião, Cidade Alta, Jardim Atlântico, Jardim Europa, São Jorge, Novo Paraíso, Cidade de Deus, Beira-Rio, Amizade, Canaã, Vila Nova, Jardim Liberdade e Carlos Bezerra. Foram entrevistados também eleitores de Serra Dourada, Marechal Rondon, Vila Poxoréo, Nova Era, Jardim Tropical, Jardim Buriti, Vila Olinda, Pedra 90, Jardim Universitário, Oásis, Ana Carla, Goulart, Jardim Itapuã, Nossa Senhora do Amparo, Jardim Primavera e São José.

Dos entrevistados, 2,4% moram na zona rural e, 97,6%, na urbana. Quanto ao sexo, 48,8% são do masculino e, 51,2%, do feminino. Vinte por cento possuem idade entre 18 e 24 anos, 1,9% estão na faixa de 16 e 17 anos e, 29,1% se enquadram na faixa de 25 a 34 anos. Outros 21,9% variam de 35 a 44 anos, 20% têm entre 45 e 59 anos, enquanto 7% dos que opinaram acumulam mais de 60 anos de idade.

Quanto ao nível escolar, 18,3% são analfabetos ou fizeram o primário incompleto, enquanto 23,8% estudaram o primário completo e/ou ensino fundamental incompleto. Outros 28,4% têm entre ensino fundamental e médio incompleto; 26% o ensino médio completo e/ou superior incompleto e, por fim, 3,6%, que concluíram o terceiro grau.

Em relação à renda familiar, 5,5% das pessoas consultadas pelo instituto Mark revelaram que ganham até um salário mínimo e 43% recebem até cinco mínimos, ao passo que 40,4% acumulam de cinco a 10 salários, 9,6% de 10 a 20 e, 1,4% recebe mais de 20 salários mínimos.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/223520/visualizar/