Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 01 de Junho de 2007 às 15:17

    Imprimir


O Instituto Teotônio Vilela (ITV) de Mato Grosso iniciou, na quinta-feira (31/05), em Rondonópolis, uma série de eventos cujo objetivo é debater a participação política popular e levar até os militantes do PSDB as reformulações que estão acontecendo no partido. O Instituto Teotônio Vilela é o órgão de estudos e formação política ligado do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Na noite de quinta-feira (31/05), a diretora do ITV, Adriana Vandoni, deu uma palestra sobre cidadania para membros do partido em Rondonópolis. A palestra “Novos Caminhos para o Brasil”, reuniu aproximadamente 70 pessoas, entre dirigentes e militantes do PSDB do município, entre eles o presidente do partido em Rondonópolis, Adão Hipólito, e o ex-governador Rogério Salles. Durante a palestra, foi mostrada a situação da política nacional, a necessidade da participação popular no processo político e a reformulação do PSDB.

No dia 28 de maio, o PSDB deu início ao processo de revisão do programa do partido, com a realização, em Brasília, do seminário “O PSDB e os Novos Desafios para o Brasil”. O evento é o primeiro de uma série de cinco encontros que vão ocorrer em diferentes regiões para dar subsídios à revisão do programa partidário, que deverá ser discutido e aprovado nos dias 20 e 21 de setembro durante o III Congresso Nacional do PSDB. Em 2008, o PSDB completará 20 anos de fundação.

Durante o seminário, o presidente de honra do partido, Fernando Henrique Cardoso, disse ser necessária uma campanha de ampla filiação, sobretudo para atrair jovens para o partido. "No ano que vem, teremos campanha eleitoral municipal. Se nos prepararmos, a vitória será nossa. Não podemos nos prender nas picuinhas. A vitória será nossa se chegarmos unidos", ressaltou. "O Brasil cansou do cotidiano triste. Temos de ter grandeza. Mudamos o país. O novo Brasil será melhor quando ganharmos a eleição de 2010".

JUVENTUDE – Além dos eventos regionais, o ITV de Mato Grosso está realizando em Cuiabá um curso de formação política para jovens. O objetivo é formar lideranças políticas entre os jovens do partido. No curso são enfocados temas como a importância da participação política dos jovens e a necessidade de se trabalhar a questão da cidadania, principalmente no momento por que passa o país, quando cresce a descrença da população nas instituições públicas. Esta descrença é originada pela série de escândalos políticos vividos no Brasil nos últimos anos.

As aulas do curso de formação políticas são ministradas pelos economistas Adriana Vandoni, Paulo Ronan, pelo historiador Alfredo da Motta Meneses e por lideranças do partido no estado. O curso termina no sábado, dia 10 de junho, com uma palestra do prefeito de Cuiabá, Wilson Santos. As aulas acontecem todo sábado de manhã, no plenarinho da Câmara de Vereadores de Cuiabá.

INSTITUTO TEOTÔNIO VIELA - O Instituto Teotônio Vilela é o órgão de estudos e formação política ligado do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Por lei, todos os partidos políticos são obrigados a manter uma entidade de natureza doutrinária, visando o aprimoramento de seu ideário. Fundado em 19 de setembro de 1995, com autonomia financeira e gerencial, o ITV se responsabiliza pelo aperfeiçoamento e pela divulgação da doutrina social-democrata no Brasil.

Cabe ao instituto promover estudos, seminários, palestras e debates sobre a realidade nacional, com objetivo de formular políticas públicas coerentes com o ideário da social-democracia: respeito aos princípios democráticos, responsabilidade fiscal e social, coerência e ética política. Publicações variadas compõem um acervo bibliográfico útil para acadêmicos, pesquisadores, cientistas sociais e estudantes. Revistas de divulgação contemplam o interesse de simpatizantes e militantes da social-democracia, fornecendo-lhes elementos básicos para o debate político e ideológico.

A ação do ITV se estende - a partir de sua sede, em Brasília - pelos 26 estados do país, cada qual com sua representação local. Nas eleições, tal rede de formação política dedica-se ao preparo e treinamento dos candidatos, especialmente nos pleitos municipais. Norteado pelo Conselho Deliberativo, integrado por 28 intelectuais e políticos de expressão nacional, o ITV investe no fortalecimento do processo político brasileiro.

Em Mato Grosso é ITV é dirigido pela economista Adriana Vandoni.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/224207/visualizar/