Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 17 de Maio de 2007 às 09:25
Por: Fernando Leal

    Imprimir


O deputado José Domingos Fraga (DEM) chamou a atenção para a necessidade de o governo abrir as portas para o desenvolvimento dos municípios que integram a região do Alto do Rio Paraguai, atraindo para eles as empresas que procuram Mato Grosso em busca de incentivos fiscais.

Segundo o parlamentar, a Bacia do Alto Paraguai – como também é chamada – é a região mais antiga do norte e do médio-norte mato-grossenses, e tinha sua base econômica alicerçada justamente na atividade garimpeira que, hoje, se encontra totalmente exaurida.

“Estamos preocupados em buscar alternativas econômicas para as populações que ainda resistem em permanecer naquela região”, disse Zé Domingos. Ele propôs à Assembléia a realização do seminário “Desenvolvimento Econômico e Sócio-Ambiental da Região do Alto do Rio Paraguai – Dificuldades, Desafios e Soluções”, que vai acontecer nesta sexta-feira (18), em Denise (209km de Cuiabá, a sudoeste do estado).

“Esse seminário é de suma importância como mecanismo que nos proporcione a descoberta de novas atividades sustentáveis para as populações dos municípios envolvidos. Durante a discussão dos temas propostos, vamos analisar todos os prós e contras que encontrarmos nessa busca de soluções para a região”, salientou o parlamentar democrata.

Na programação do evento estão previstas três palestras: às 14h30, “Investimentos Públicos e Privados como Mecanismo de Inclusão Social” – com o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan; às 15h30, “Saneamentos Básico e Ambiental” – com o secretário executivo do Ministério das Cidades – do Governo Federal, Rodrigo José Pereira Leite de Figueiredo; e às 16h30, “Logística para a Produção”, com o ex-secretário estadual de Infraestrutura e de Educação, Luiz Antonio Pagot.

“Sabemos da existência de empresas que querem aportar na região em busca de incentivos fiscais e o seminário é uma forma de sensibilizarmos o governo para que indique os municípios da Bacia. Além de bem próxima de Cuiabá, ela tem materiais humano e logístico consideráveis. Em contrapartida, seus municípios podem ter esse investimento em forma de geração de emprego e renda para seus habitantes”, disse José Domingos.

Ele adiantou que, durante sua palestra, o representante do Ministério das Cidades, vai mostrar como os municípios das Baixadas Cuiabana e do Rio Paraguai, e os demais mato-grossenses podem ter acesso a linhas de financiamento para saneamento e recuperação de áreas degradadas.

“Serão três palestras extremamente importantes e esperamos contar com a população de Diamantino e as dos municípios envolvidos, principalmente suas lideranças políticas – prefeitos, vice-prefeitos e vereadores”, concluiu o deputado.

Com início previsto para as 14h, o seminário vai acontecer no auditório do Ceprotec, em Diamantino (médio-norte, a 199,6km de Cuiabá). Integram a Bacia do Alto Paraguai os municípios Alto Paraguai, Nortelândia, Denise, Barra do Bugres, Arenápolis, Nova Marilândia, Diamantino, Nova Olímpia, Tangará da Serra, Santo Afonso, Porto Estrela.





Fonte: Secretaria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/227017/visualizar/