Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 07 de Maio de 2007 às 08:17

    Imprimir


O goverrnador Blairo Maggi já decidiu que a próxima vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado será ocupada pelo seu secretário de Fazenda, Waldir Teis. Trabalha com possibilidade de abertura de ao menos uma cadeira para o cargo vitalício até o próximo ano entre Ary Leite de Campos, Ubiratan Tom Spinelli e/ou Júlio Campos.

Ary enfrenta problemas de saúde e já foi orientado pela família a se aposentar, algo que pode acontecer ainda este ano. Spinelli completa 70 anos em junho de 2008, data a partir da qual deve entrar para a compulsória. Júlio pode antecipar sua aposentadoria em maio do próximo ano para, assim, ganhar legitimidade como eventual candidato a Prefeitura de Várzea Grande.

Essas articulações estão sendo amarradas nos bastidores. Em conversa com aliados próximos, Maggi avalia que qualquer uma das vagas que vier a ser aberta será possível "costurar" entendimento com a Assembléia para poder emplacar Teis no cargo vitalício.

O Pleno do TCE é composto de sete conselheiros. Cada um ganha R$ 22,1 mil de salário, fora uma série de privilégios. A cadeira é vitalícia. A principal missão é exercer o controle externo, por meio da fiscalização da gestão dos recursos do Estado e dos municípios. O TCE fiscaliza anualmente algo em torno de R$ 10 bilhões.

Teis é um dos homens de confiança de Maggi. Antes de passar a cuidar do caixa do governo do Estado atuou como executivo do Grupo Amaggi, pertencente ao próprio Maggi, maior produtor individual de soja do mundo.

Blairo Maggi é o único dos quatro últimos governadores que ainda não indicou conselheiro para o TCE, cargo equivalente ao de desembargador do Tribunal de Justiça. A efetivação de Alencar Soares no ano passado, apesar da assinatura de Maggi, partiu da Assembléia e não do Poder Executivo. Jaime Campos (91/94) "emplacou", à época, dois conselheiros: Ubiratan Spinelli e Branco de Barros, que se aposentou em 2006. Já Dante de Oliveira (1995/2002) indicou três: Antônio Joaquim, José Carlos Novelli e Valter Albano. O governo Rogério Salles (2002) nomeou Júlio Campos.

Quem são os atuais conselheiros do TCE

José Carlos Novelli

Júlio Campos

Valter Albano

Antônio Joaquim

Ubiratan Spinelli

Alencar Soares

Ary Leite de Campos





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/228984/visualizar/