Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 04 de Maio de 2007 às 10:46
Por: Sid Carneiro

    Imprimir


O preconceito em relação às pessoas com síndrome de Down ainda é um problema grave para os órgãos vinculados à Secretaria de Bem Estar Social. A avaliação partiu do presidente da Assembléia Legislativa, Sérgio Ricardo (sem partido), ao comentar a apresentação de uma indicação ao governo estadual para implementar cursos de capacitação de professores das escolas estaduais, municipais e, da rede privada, com objetivo de trabalhar com alunos síndrome de Down.

A proposta de Sérgio Ricardo atende a reivindicação da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), do município de Rosário Oeste, mas que se acatada, beneficiará alunos de todo o estado.

A iniciativa prevê ainda que o governo destine R$ 50 mil para reforma e ampliação do prédio da Apae de Rosário Oeste, como uma das ações do parlamentar apresentada, durante a semana. As justificativas da indicação abrem espaços para parcerias entre o estado e, as prefeituras interessadas em ajudar a Apae, como ocorreu com a prefeitura de Rosário Oeste, que doou um prédio antigo para abrigar os alunos excepcionais. “Mas o prédio precisa da reformas urgentes e adequações para melhorar o atendimento às crianças”, disse Sérgio.

Para o deputado, os fundamentos sobre a síndrome de Down são indispensáveis na formação de qualquer educador, incluindo sua capacitação continua nessa área. “De pouco adiantarão leis se não houver sensibilidade da sociedade e muita vontade política”, avaliou o parlamentar.

Segundo Sérgio Ricardo, o trabalho da Apae leva à inclusão social. A entidade é uma organização não governamental e sem fins lucrativos; é reconhecida em todo o Brasil com a função de defender os direitos das pessoas com necessidades especiais. Atualmente, a Apae congrega 23 federações estaduais varias entidades filiadas às Apae´s distribuídas pelos municípios brasileiros. De acordo com dados da instituição, a Apae atende uma média de 230 mil pessoas com deficiências.“Assim também é a Apae de Rosário Oeste que está comprometida com a melhoria da vida das pessoas portadoras de síndrome de down”, avaliou Sérgio.





Fonte: Secretaria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/229331/visualizar/