Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 04 de Maio de 2007 às 08:59

    Imprimir


A Indonésia é o país que destrói suas florestas com maior velocidade – são desmatados o equivalente a 300 campos de futebol por hora.

A informação, divulgada pela organização não-governamental Greenpeace, será incluída na próxima edição do Livro Guinness de Recordes, a ser publicado em setembro.

"A Indonésia já perdeu 72% de suas extensas florestas ancestrais e metade permanece ameaçada pelo comércio de madeira, queimadas e desmatamento para plantação de palmeiras", diz um comunicado da ONG de defesa do meio ambiente.

O texto que será divulgado no livro Guinness diz: "Dos 44 países que respondem por 90% das florestas do mundo, o país que registra a taxa de desmatamento anual mais alta é a Indonésia com 1,8 milhão de hectares de floresta destruídos a cada ano entre 2000 e 2005, uma taxa de 2% anuais ou 51 km² destruídos por dia".

"É uma vergonha nacional para a Indonésia ter essa distinção no livro de recordes", afirma o Greenpeace.

Brasil

A organização destaca, no entanto, que a Indonésia destrói suas florestas mais rápido, mas o Brasil desmata uma área maior por ano.

Um recente relatório da agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agricultura e a Alimentação (FAO) indica que, entre 2000 e 2005, em comparação com 1990 a 2000, o Brasil registrou perdas anuais de 0,5% a 0,6% da cobertura florestal brasileira.

Em números absolutos, de acordo com a FAO, foram desmatados mais de 31 mil km² por ano no Brasil entre 2000 e 2005 – contra 18 mil km² anuais da Indonésia, no mesmo período, como foi registrado no Livro Guinness de Recordes.

O Greenpeace pediu ao governo da Indonésia que imponha uma moratória no comércio de madeira para conter o desmatamento.

"Apenas a Indonésia pode proteger as suas florestas e as pessoas que dependem delas, mas governos da União Européia, China, Japão e América do Norte também devem garantir que seus países não se tornem casas de compensação para produtos de florestas destruídas. Essa desonra pertence a eles também", diz o Greenpeace.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/229358/visualizar/