Município de União do Sul busca apoio na AL
De acordo com as lideranças, uma audiência pública seria fundamental para o município. Segundo consta, Jaguaribe foi implantado pelo extinto Banco da Terra e, há dois anos, a empresa que prestava assistência técnica foi descredenciada, deixando os assentados sem qualquer tipo respaldo. Mais de 100 produtores ‘abriram mão’ do cultivo naquele local devido à falta de incentivo, buscando assim, outros caminhos que possibilitassem fonte de renda.
Em Jaguaribe, segundo informações, apenas 70 titulares possuem escrituras. “Por conta dos fatos é que procuramos o deputado Juarez, justamente para que ele nos ajude, realizando uma audiência pública no nosso município, juntamente com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder) para buscarmos soluções para aquelas famílias”, ressaltou o vereador Aparecido (popularmente conhecido como Batata).
Outra comunidade que também deve ser pauta da audiência é o assentamento Mata Bonita, que de acordo com dados, ocupa terras da Prefeitura de União do Sul. Até o momento, não houve a regularização das terras, apenas o consentimento da prefeitura para ocupação - isto é, não houve ainda o registro da mesma para que os produtores tenham acesso ao crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Juarez Costa, que prontamente atendeu aos pedidos dos assentamentos, apresentou um requerimento ao legislativo solicitando a audiência aública. “Acredito que meu pedido seja provado, e com certeza levaremos os órgãos competentes para aquela localidade, afim de que seja resolvida a situação”, afirmou Juarez.
Estiveram no gabinete do deputado Juarez, os vereadores Aparecido Ribeiro Alves, Jadil Lima, e Almir Minati (ambos do PPS) e Moacir Lino de Carvalho (PP).
Comentários