Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 16 de Abril de 2007 às 11:02
Por: Ubiratan Braga

    Imprimir


O deputado José Riva (PP) ministrou palestra com o tema: “A força dos municípios” no lançamento da 5ª Turma do Curso de Gerentes de Cidades (Pós-Graduação Latu – Sensu) a ser realizado pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Instituto Mato-grossense de Gerentes de Cidades (IMGC) e Associação Mato-grossense dos Municípios. O evento aconteceu sexta-feira (13.04) no auditório da AMM.

O parlamentar considera que a qualificação é uma grande ferramenta para a evolução dos setores publico e privado. “Acredito que a qualificação profissional é mais que uma necessidade na atualidade. Vou propagar para os quatro cantos deste estado da importância de ter profissionais gabaritados em gestão de cidades”, disse, complementando que “se há falhas no planejamento municipal é porque não tem profissionais qualificados”.

A palestra foi centrada nos meios e possibilidades de os municípios conseguirem a redenção através da união de forças. Ele exemplificou AMM, ABM, UCCMAT e UVB se unirem na discussão sobre temas imprescindíveis a exemplo do repasse dos percentuais do bolo tributário. “Os municípios são os burros de carga da União. As competências demonstram inversões de valores. Enquanto a arrecadação é baixa, ainda eles (municípios) têm de arcar com responsabilidades dos governos estadual e federal. Agora imaginem a força que seria se todas estas instituições que citei se unissem para isto”, questiona.

O pronunciamento de Riva ainda deu demonstrações sobre as fontes de recursos, planejamento municipal entre receita e despesa, da importância das estradas e ainda sobre as defesas empreendidas com relação ao Fundo Estadual para o Transporte e Habitação (Fethab) que teve o destino de 30% aos municípios, proposto por Riva, vetado pelo governo, mas que a Assembléia está unida na derrubada da negativa.

A abertura do seminário contou com as presenças do secretário executivo do Ministério das Cidades, Rodrigo Figueiredo; do senador Jonas Pinheiro; deputado federal Eliene Lima; do prefeito de Cuiabá, Wilson Santos; deputado estadual José Riva, secretário de estado de Planejamento, Yênes Magalhães; do vereador Leve Levi, entre outros.

Gerentes de cidade são profissionais formados para entender a administração pública, visando a sua habilitação para o exercício adequado da gestão pública, prestando serviços de excelência à sociedade.





Fonte: Assessoria de Gabinete

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/232132/visualizar/