Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 24 de Março de 2007 às 08:41
Por: Téo Meneses

    Imprimir


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Antônio Bitar Filho, deixa o cargo nesta terça-feira (27). Ele cederá o lugar para o atual vice e corregedor-geral, também desembargador José Silvério Gomes.

Bitar deixa o cargo após sessão ordinária que terá início às 17h. Ele retornará ao Tribunal de Justiça (TJ/MT) porque acabou o seu biênio no Tribunal Eleitoral. No seu lugar, assume o também desembargador Leônidas Duarte Monteiro.

Com a saída de Bitar, José Silvério presidirá interinamente o TRE até o dia 18 de abril, quando, através de um "acordo de cavalheiros", será reeleito presidente. Ele permanecerá no cargo por mais um ano, dando espaço para Leônidas Duarte Monteiro, que foi escolhido pelo TJ como membro da Justiça eleitoral no último dia 15.

O novo membro do TRE, que tem até um mês para tomar posse no lugar de Antônio Bitar, tem assegurado o direito de presidir a Justiça eleitoral do ano que vem, um dos períodos de maior efervescência do órgão, pois em 2008 têm eleições municipais. A sua posse ainda não foi marcada.

Leônidas promete austeridade para o comando do TRE no ano que vem. Alega que, assim como Bitar e José Silvério, pretende dar continuidade ao combate ao abuso de poder econômica. Alega que, dessa forma, priorizará a democracia nas eleições, proporcionando igualdade de condições aos concorrentes.

Além dos dois desembargadores do TJ, o pleno do TRE é formado pelo juiz federal José Pires da Cunha, os juízes de direito Alexandre Elias Filho, Antônio Horácio Neto, os juristas Cláudio Stábile e João Celestino, além do procurador regional eleitoral Mário Lúcio Avelar. São eles os responsáveis por votar na eleição do órgão.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/235289/visualizar/