Amorim participa de reunião do G-33 na Indonésia
Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), Amorim, que é coordenador do G-20 - grupo de nações em desenvolvimento que discute as questões agrícolas incluídas na pauta da Organização Mundial do Comércio (OMC) - vai conversar com integrantes do G-33 sobre as percepções do G-20 em relação à Rodada de Doha.
No dia 10 de março - após se reunir com a representante comercial dos Estados Unidos, Susan Schwab - o ministro afirmou que sua ida ao encontro seria uma oportunidade para demonstrar a chance de, finalmente, ser solucionada a questão da pauta agrícola na comercialização mundial, entre outras pendências que passam pelas tarifas de importações e maior abertura nos países em desenvolvimento para produtos industriais oferecidos pelas grandes nações.
O Itamaraty informa, ainda, que o G-33 deverá avaliar, no encontro, sua posição sobre os chamados "produtos especiais" e o "mecanismo de salvaguarda especial" para os países em desenvolvimento. Esses são dois temas-chave das negociações de Doha na área agrícola.
Amorim também deverá se encontrar com a ministra do Comércio da Indonésia e Coordenadora do G-33, Mari Pangestu, para trocar impressões sobre Doha.
Comentários