AL segue em busca de maior transparência
Sobre o assunto, o presidente da Casa, deputado Sérgio Ricardo (PR), esclareceu que a modernização da gestão pública – na AL – passa por uma visão integrada do ciclo de gestão do setor como um todo: com planejamento, orçamento, gestão e controle.
“A finalidade do processo de modernização implantado é contribuir para melhorar a efetividade das ações do Legislativo estadual”, adiantou o primeiro-secretário, deputado José Riva (PP).
Para o sucesso dessa medida, o parlamentar apontou como meta o fortalecimento da capacidade de planejamento e de gestão de políticas públicas e o desenvolvimento de políticas e da capacidade de gestão de recursos humano; a modernização de estruturas organizacionais e de processos administrativos; o fortalecimento de mecanismos de transparência administrativa e de comunicação e a modernização da gestão da informação e integração dos sistemas de tecnologia de informação.
“Nesse encontro, o primeiro de uma série de outros estabelecidos pela Mesa Diretora, também foram definidos pontos para que a Assembléia Legislativa dê maior transparência às suas ações e, no seu conjunto, melhore ainda mais o atendimento ao seu consumidor final – o cidadão”, disse o secretário-geral da Casa, Edemar Adams. As reuniões acontecerão quinzenalmente entre, apenas, os secretários e uma vez por mês com a participação da Mesa Diretora.
Uma das medidas já estabelecidas é a publicação de balancete contábil bimestral e sua disponibilização no site da AL – www.al.mt.gov.br e seu encaminhamento aos cidadãos que o solicitar. A colocação em prática desse modelo está programada para acontecer imediatamente e será anunciada em tempo hábil.
“Essas reuniões gerenciais com todos os secretários e demais coordenadores da Assembléia foram reativadas pelo secretário-geral, Edemar Adams, para também facilitar a integração entre as ações que cada unidade desenvolve”, esclareceu o coordenador do Planejamento Estratégico, professor Abílio Camilo Fernandes Neto.
Segundo ele, no momento em que todos – no grupo – tomam conhecimento do que cada unidade está fazendo, com troca de idéias para progresso da qualidade dos serviços prestados, a imagem da Assembléia como instituição pública é melhorada. O envolvimento total dos agentes no contexto da prestação dos serviços, pela AL, é uma das principais preocupações do Planejamento Estratégico. Sob essa ótica, em dezembro último, foi concluído o Plano 2004-2006 e os programas criados já têm metas definidas para 2007.
Estas últimas serão estabelecidas em outra reunião que vai acontecer ainda este mês, juntamente com a definição das ações para até 2010. No mesmo encontro, serão ordenados e definidos prazos para que essas ações sejam colocadas em prática.
O Plano 2007-2010 será traçado a partir dos programas aprovados pela Mesa Diretora. “Das outras atividades, já existem as diretrizes estabelecidas pelo presidente da Casa, deputado Sérgio Ricardo, e pelo primeiro-secretário, deputado José Riva, que – em seus pronunciamentos – têm demonstrado aquilo que a Assembléia pretende fazer”, revelaram em consenso Edemar Adams e professor Abílio.
Comentários