PCdoB discute Questão da Mulher em Mato Grosso
Segundo Miranda Muniz, presidente estadual do PCdoB, "o debate permanente sobre a questão da mulher foi institucionalizado no novo estatuto do Partido, onde os artigos 54 e 55 prevêem a convocação regular de uma Conferência Nacional e a constituição de um Fórum Nacional Permanente, propondo às comunistas e aos comunistas a participação nas entidades comprometidas com esta causa e a preparação e formação dos quadros e militantes mulheres, definindo políticas de ampliação da sua participação nas diversas instâncias partidárias e na sua direção".
Já a dirigente do comitê estadual, professora Meire Rose, destaca que a Conferência irá enfrentar três grandes desafios: "o primeiro é superar a subestimação no sentido estratégico da luta contra a desigualdade de direitos entre gêneros e dar conta do engrandecimento do papel das mulheres na vida social, econômica, política e cultural que ocorre nos marcos das últimas décadas. O segundo desafio diz respeito a superar os impasses do movimento feminista constituído no país nas últimas décadas que, tendo dado passos avançados na conquista de direitos formais na lei e avanços concretos, em boa medida confinou-se corporativamente à questão de gênero. O terceiro é sobrelevar a participação da mulher na vida e nas instâncias partidárias, e aprofundar a luta pelos valores avançados contra a discriminação e opressão de gênero".
Além da discussão desses temas, a etapa estadual deverá eleger quatro representantes do Estado para participar da plenária nacional da conferência, a ser realizada nos dias 29, 30 e 31 de março, na cidade de Luziânia-Go.
A etapa estadual da conferência deverá contar com a participação de cerca de 30 delegados e delegadas, representando os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Rondonópolis, Cáceres, Sinop, Tangará da Serra, Campo Verde e outros municípios onde o PCdoB possui organização partidária.
Na abertura da etapa estadual, às 9:00 horas, será realizado um ato político que deverá contar com participação de parlamentares e lideranças sindicais e populares de outros partidos. No período noturno, às 20 horas, será realizado, na Pamonharia Paiol (av. do CPA, atrás do Dukas 7) uma atividade festiva, onde também será comemorado o aniversário de 85 anos do PCdoB.
O Instituto Caburé, local da conferência, está localizado na Av. Getúlio Vargar, n. 1303, Centro, 1° Andar.
Comentários