Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 14 de Março de 2007 às 08:44

    Imprimir


Embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva continue a dizer que não tem pressa para fazer a reforma ministerial, as mudanças da equipe começam a sair a conta-gotas. Está marcada para o dia 16 a transmissão de cargo de Márcio Thomaz Bastos para Tarso Genro no Ministério da Justiça.

Será a segunda troca formal na equipe de governo esta semana. Na segunda-feira, José Antonio Toffoli assumiu a Advocacia-Geral da União no lugar de Álvaro Ribeiro Costa. Nos dois casos, os anúncios aconteceram depois de muita pressão dos ministros que estavam de saída. Tanto Márcio quanto Álvaro Costa vinham pedindo para sair desde o final do ano passado.

Lula sinalizou nos últimos dias a intenção de anunciar parte da reforma ministerial esta semana, mas adiar algumas definições por mais algum tempo. Ele ainda está negociando com os partidos aliados.

A mudança na Justiça provoca um “efeito dominó” na reforma ministerial. Tarso Genro deixa a pasta de Relações Institucionais. Em seu lugar, deve assumir o atual ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia. A pasta do Turismo é um dos trunfos de Lula na negociação com os partidos. Ele ofereceu o cargo ao PT, para a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy. Caso ela recuse, o ministério pode ser oferecido ao PMDB.

Antes de mudar de cargo, Tarso Genro ainda coordenará a próxima reunião do conselho político da coalizão que apóia o governo Lula. A reunião vai acontecer amanhã e os partidos têm a expectativa de que o presidente resolva a maior parte da reforma ministerial antes dela.





Fonte: Correio Web

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/236820/visualizar/