Deputado Bosaipo quer isenção para deficientes físicos
Pesquisas feitas pelo IBGE revelam que no Brasil existem 27 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência física, representando 14,7% da população. Já Mato Grosso possui 343 mil habitantes nessa situação, num total de 13,7%.
O deputado reconhece a ausência de leis que atendam as necessidades dessas pessoas que dependem do automóvel, para o transporte diário com objetivo de chegar às escolas, locais de tratamento de saúde, trabalho, lazer entre outros. No entanto, esbarram no preconceito quando buscam a aquisição de veículos.
“Trata-se de uma iniciativa de extrema importância para as pessoas que têm deficiência física e precisam de um carro para se movimentar”, disse Bosaipo.
O deputado disse que, a aprovação do projeto assegura, não só os direitos dos portadores de deficiência física menos favorecidos financeiramente, como também beneficia, diretamente, a natureza fiscal e o sistema financeiro do Estado.
Pelo projeto, o governo editará as normas complementares que regulamente a concessão do beneficio.
A Advogada Maria Cecília Mazzariol Volpe, explica em uma cartilha da Associação dos Familiares, Amigos e Portadores de Doenças Graves (AFAG), que pessoas portadora deficiência física é aquela com alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano sob a forma de paraplegia, amputação de membros, deformidades estéticas e as que não produzem dificuldade para o desempenho de funções, entre outras.
Comentários