Municípios da área de influência da BR-163 apresentam reivindicações em Brasília
O Comitê Pro-BR 163 tem participado ativamente da luta pela pavimentação da rodovia no trecho restante (Guarantã do Norte a Santarém). A nova promessa do governo federal é iniciar o asfaltamento a partir do segundo semestre. A BR-163 é considerada a principal via para o transporte da produção do norte do Mato Grosso para o porto de Santarém (PA), garantindo a exportação principalmente para os países do hemisfério norte.
A área de influência da rodovia coincide com uma importante área de expansão da fronteira da soja. É ali que estão instaladas indústrias que processam o grão em óleo ou farelo para a exportação.
A rodovia Cuiabá-Santarém (BR-163) atravessa uma das regiões mais importantes da Amazônia do ponto de vista do potencial econômico, diversidade biológica, riquezas naturais, e diversidade étnica e cultural. Dessa riqueza natural dependem aproximadamente dois milhões de habitantes, envolvendo diversos grupos sociais e econômicos. Ao mesmo tempo abriga um dos pólos agrícolas mais produtivos do país, com destaque para a produção de soja.
Fazem parte da área do plano, 71 municípios, sendo 28 no Estado do Pará, 37 no Estado do Mato Grosso, e seis no Estado do Amazonas, perfazendo uma área total de 1,23 milhão de km2 (123 milhões de hectares) que correspondem a 24,6% da Amazônia Legal e 14,47% do território nacional.
O prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato, também participará da audiência.

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