Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 11 de Março de 2007 às 16:51

    Imprimir


O projeto de autoria do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), indica a construção do memorial "Diretas Já" em homenagem ao ex-governador do Estado, Dante de Oliveira (falecido em 2006). O projeto foi entregue a deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB), viúva daquele que foi o autor do movimento das "Diretas Já" em todo país.

“Nós temos que fazer o memorial aqui, para um filho dessa terra, antes que qualquer outra cidade o faça primeiro. Devemos isso àquele que tanto fez pela política e pela democracia mato-grossense e nacional”, defende o parlamentar.

A deputada Thelma de Oliveira reconheceu emocionada que está na hora do Estado materializar a trajetória do ex-governador, que faleceu no dia 13 de julho do ano passado. Dias depois de ter confirmado sua candidatura a deputado federal pelo PSDB.

Ainda neste mês, o presidente da AL, deverá visitar o memorial JK, em Brasília, para ver de perto não só as semelhanças da idéia, mas também para obter mais detalhes sobre a construção.

Arquitetura

Quem assina o projeto é o arquiteto Aluisio de Arruda. “A estética da edificação simboliza o movimento das Diretas Já, como uma onda que começou pequena, depois se agigantou”, disse Arruda. E complta: "sob a onda menor, haverá um salão (semi-enterrado), onde serão expostos documentos e objetos do período ditatorial. Teve essa formatação por se tratar de um regime fechado e obscurantista”.

No memorial o visitante terá a nítida sensação de viver as memórias da ditadura. ”O seu interior tem pouca luminosidade, os documentos e objetos terão focos de luz dirigidos sobre os mesmos”, expõe o texto do projeto arquitetônico.

Arruda justificativa ainda, que os visitantes ao saírem deste salão escuro (ou seja, da ditadura) vão encontrar um salão maior, todo iluminado onde estarão abrigadas toda a memória das “Diretas Já”. “Ele é todo em vidro para representar a clareza e a transparência do regime democrático, através da ação do ex-governador Dante de Oliveira que estava à frente do seu tempo”, explica Arruda.

O projeto propõe também dois lugares como sugestão para instalação, no parque Mãe Bonifácia ou ao lado do monumento Ulisses Guimarães, na Avenida Rubens de Mendonça (CPA).

O autor da indicação, deputado Sérgio Ricardo, disse que já estava passando da hora do Estado, enquanto instituição, reconhecer “o que o homem das Diretas Já fez, como prefeito, deputado estadual e federal e como governador por duas vezes”, conclui o parlamentar.

Diretas Já

O movimento foi uma das mais importantes manifestações populares do país. O governador Dante de Oliveira escreveu seu nome na história do Brasil ao apresentar no Congresso Nacional, no dia 2 de março de 1983, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n.5, que propunha a eleição direta para a presidência da República. A emenda foi rejeitada pela Câmara dos Deputados e em abril de 1984, dava início a maior mobilização popular já vista na história nacional, as Diretas Já.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/237384/visualizar/