Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 09 de Março de 2007 às 08:01

    Imprimir


O empresário da construção civil Oscar Soares Martins, que conduz a pasta do Trânsito e Transporte Urbano, e o médico Olete Ventura, da Saúde, são os piores secretários da administração do prefeito de Cuiabá, Wilson Santos. Foi o que constatou a Mark Instituto de Pesquisa de Opinião Pública, realizada nos últimos dias 24 e 26. Dos entrevistados, 14,1% reclamaram da atuação de Oscar, seguido de 11,7% que fizeram referências negativas a Olete.

Por coincidência, o transporte coletivo municipal e a saúde se transformaram em gargalos da administração. Sobre a SMTU, há protestos e manifestações contrárias ao aumento da tarifa do transporte coletivo. Na Saúde, a classe médica, sob ameaça de greve, briga por melhores condições de trabalho e por reajuste salarial.

O instituto perguntou o seguinte: "Na sua opinião, qual o pior secretário (gestor) do governo Wilson Santos?" Depois de Oscar e Olete, surge o nome de Andelson Gil do Amaral (Infra-Estrutura), com 8,4%. A atuação do presidente da Sanecap, José Antônio Rosa, à frente do processo de concessão dos serviços de água e esgoto, é rejeitada por 3,5%.

Em seguida, são citados com atuação pífia os secretários Ricardo Siqueira (Defesa e Cidadania), 2,1%; e Mário Olímpio (Cultura), com 1,8%. Para 1,6% dos cuiabanos, três integrantes do primeiro escalão do Palácio Alencastro apresentam os piores desempenhos: Júlio Pinheiro (Habitação), Celcita Pinheiro (Assistência Social) e Carlos Carlão (Educação).

Três são rejeitados por 1,3%: Dilemário Alencar (secretário de Governo), Gelson Menegatti (Meio Ambiente) e Reginaldo Amorim (Planejamento). Outros nomes aparecem numa escala menor de rejeição, como dos secretários José Carlos de Carvalho (Finanças), com 1,2%; e Adriana Bussiki (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano) e João Vieira (Trabalho e Turismo), respectivamente, com 0,6% e 0,1%. O percentual dos que não souberam responder é alto: 38,2%. Dos que foram ouvidos pelos pesquisadores, 9,5% preferiram não citar nenhum secretário no quesito pior. Foram feitas pela Mark 681 entrevistas, com margem de erro de 3% para mais ou para menos.

A Mark perguntou também sobre quais áreas do serviços público da Capital têm deixado a desejar. Dos entrevistados, 19,1% apontaram o transporte coletivo; 12,6% a saúde; 9,3% a rede de esgoto; 7,2% pavimentação e recapeamento e; 6,9%, limpeza urbana.

Confiança

Quanto ao grau de confiança no prefeito Wilson Santos, os números não são positivos. Das pessoas que foram entrevistadas, 48,3% afirmaram que não confiam na administração tucana. Por outro lado, outros 41,4% disseram que confiam. Dez por cento não quiseram ou não souberam responder.

Confira os dois resultados da pesquisa

Na sua opinião, qual o pior secretário

(gestor) do governo Wilson Santos?

Secretário Percentual

Oscar Soares (SMTU) 14,1%

Olete Ventura (Saúde) 11,7%

Andelson Gil (Infra-Estrutura) 8,4%

José Rosa (Sanecap) 3,5%

Ricardo Siqueira (Cidadania) 2,1%

Mário Olímpio (Cultura) 1,8%

Júlio Pinheiro (Habitação) 1,6%

Celcita Pinheiro (Assistência Social) 1,6%

Carlos Carlão (Educação) 1,6%

Dilemário Alencar (Governo) 1,3%

Gelson Menegatti (Meio Ambiente) 1,3%

Reginaldo Amorim (Planejamento) 1,3%

José Carlos Carvalho (Finanças) 1,2%

Adriana Bussiki (IPDU) 0,6%

João Vieira (Trabalho e Turismo) 0,1%

Nenhum 9,5%

NS/NR 38,2%

O sr (a) confia na administração

do prefeito Wilson Santoso?

Opções %

Sim 41,4%

Não 48,3%

NS/NR 10,3%

Fonte: Mark Instituto de Pesquisa





Fonte: RDNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/237780/visualizar/