Deputado Brunetto defende instalação da Embrapa em MT
“Tivemos a primeira conversa e o presidente (Lula) me pediu que apresentasse um projeto sobre a importância da instalação da entidade no Estado”, justificou o parlamentar.
Brunetto também recebeu um convite do presidente Lula para participar, no Palácio do Planalto, do lançamento do Plano Nacional de Desenvolvimento Regional. Na reunião, o deputado recebeu a confirmação de Lula, de que o governo federal vai investir na recuperação da BR-163 nos próximos meses. “Esse é um antigo sonho da população mato-grossense que começa a se realizar”, afirmou Brunetto.
Rodovia - Vale destacar que a BR-163, que liga Cuiabá (MT) a Santarém (PA), foi aberta nos anos 70 como mais uma das grandes obras de infra-estrutura projetadas pela ditadura militar para pretensamente tentar integrar a Amazônia à economia nacional. Por todos esses fatores, o asfaltamento da BR-163 é um desafio para os movimentos sociais, ONGs, instituições de pesquisa, sindicatos e outras organizações da sociedade civil que defendem um modelo de desenvolvimento sustentável para a Amazônia.
Conforme dados do Ministério dos Transportes, são 1.780 quilômetros de estrada atravessando uma das regiões mais ricas da Amazônia e do País em recursos naturais, potencial econômico, diversidade étnica e cultural, com a presença de biomas como a Floresta Amazônica, o Cerrado e áreas de transição entre eles, além de bacias hidrográficas importantes, como a do Amazonas, do Xingu e Teles Pires-Tapajós.
Comentários