AL ganha prêmio nacional com campanha
“A idéia da campanha foi despertar a atenção da sociedade para o quadro absurdo de violência contra a mulher dentro da sua própria casa”, informa a ex-presidente da Sala da Mulher, Roseli Barbosa. No vídeo premiado, mulheres relatam as agressões sofridas dentro de casa. A campanha contou com três vídeos de 1 minuto cada e a edição de uma cartilha contendo dados sobre a violência, formas de proteção e números de telefones para que as mulheres denunciem as agressões.
O anúncio do prêmio vem em boa hora. É que a Assembléia Legislativa planeja a realização de uma série de eventos para marcar o dia 8 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. Entre as ações estão programadas uma sessão especial dia 8, requerida pela deputada Chica Nunes (PSDB), e o seminário “Violência Contra Mulher: o que querem as mulheres”, dias seis e sete de março, por indicação do deputado Ságuas Moraes (PT) e da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia.
Presidida por Andréia Oliveira, esposa do presidente da Assembléia, deputado Sérgio Ricardo, a Sala da Mulher da Assembléia também planeja uma audiência pública para discutir a questão da mulher. A idéia é envolver em todas as discussões realizadas pelo Poder Legislativo, além das esposas dos deputados e da própria deputada Chica Nunes (única deputada mulher), os conselhos e entidades ligadas à mulher, ao idoso, à criança e ao adolescente e à pessoa portadora de deficiência.
“Só vamos conseguir resultados concretos se nos mobilizarmos e interagirmos com os demais Poderes. Temos que garantir que nossas ações cheguem a quem realmente precisa delas”, enfatiza Andréia Oliveira. Temáticas que envolvam a mulher e estejam relacionadas à violência doméstica, mercado de trabalho e políticas públicas às servidoras do Poder Legislativo e as mulheres em geral, terão prioridade.
Premiação
“Esta premiação, em uma votação popular, mostra que a sociedade está engajada nesta luta. Mostra também que a mensagem chegou ao público alvo”, avalia o publicitário José Gonzaga Júnior, da Genius Publicidades, destacando o prêmio concedido pela revista About. Ele lembra que esta é a primeira vez que uma campanha do gênero é premiada em Mato Grosso.
Segundo o secretário de Comunicação da Assembléia, Osmar de Carvalho, a determinação do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PPS) e do primeiro secretário, deputado José Riva, é no sentido de manter em 2007 campanhas do gênero. “A Mesa Diretora entende que todas as ações de conscientização e de utilidade pública devam ser prioridade”, informa Carvalho.
Comentários