Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 23 de Fevereiro de 2007 às 07:14

    Imprimir


Entre janeiro de 2002 e fevereiro deste ano, 203 políticos foram cassados, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por compra de votos. Mais de duas mil ações referentes à captação ilegal de votos chegaram ao TSE nos últimos cinco anos, período em que ocorreram duas eleições gerais e um pleito para escolha de prefeitos e vereadores. Deste total, 134 ainda aguardam julgamento.

Na avaliação do presidente do TSE, Marco Aurélio Melo, o número de cassações não é "exorbitante". "Num universo de tantos candidatos, esse número não é exorbitante porque, quando há uma disputa eleitoral, as paixões são exacerbadas e o desvio de conduta se torna quase que uma tentação", afirmou em coletiva ontem.

O maior número de cassações ocorreu em 2005, ano seguinte à eleição municipal. Naquele ano, o TSE cassou 89 registros de candidatura ou diplomas/mandatos de políticos. Foram punidos: um deputado federal (CE), um deputado estadual (SP), 40 prefeitos, 21 vice-prefeitos e 26 vereadores. Nesse ano, 14 políticos foram multados. No ano passado, 41 políticos tiveram seus registros ou diplomas/mandatos cassados: 17 prefeitos, 12 vice-prefeitos e 12 vereadores. E três políticos foram multados. O presidente do TSE lembrou que muitos outros casos "morreram" nos TREs. Ainda assim segundo ele, o número de cassações é uma prova de que a lei é eficaz no combate à compra de votos.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/240490/visualizar/