Percival Muniz quer agenda formatada com lideranças
Segundo o parlamentar, a idéia é desenvolver um trabalho que venha ao encontro dos interesses municipais e que atenda as comunidades que estão em situação de isolamento. Conforme Muniz, o trabalho da Comissão de Revisão Territorial deve caminhar no sentido de fomentar políticas de integração regional, que busquem o combate às calamidades e desenvolvam possibilidade de inclusão social.
“Queremos propor uma agenda de trabalho que esteja baseada no atendimento à população, às prefeituras municipais, às Câmaras de Vereadores, a Sociedade Civil Organizada, aos movimentos populares, às associações, aos sindicatos e outras formas de organização social”, explica o parlamentar socialista. Percival acrescenta ainda que pretende fortalecer as micro-regiões e transformar a Comissão em um fórum de debates sobre a territorialidade mato-grossense.
“Estamos enviando ofícios a todos os prefeitos e vereadores, para que eles nos ajudem nos que diz respeito aos assuntos relacionados aos municípios. Pedimos sugestões e idéias que possam contribuir para a redistribuição territorial do Estado, de maneira que os municípios não percam receitas e nem as comunidades fiquem isoladas”, explicou o deputado.
Entre as atividades de responsabilidades desta Comissão estão a discussão de projetos de criação, incorporação, fusão e desmembramentos de municípios e de alterações de limites e dos topônimos municipais; acompanhamento da legislação constante do estatuto das cidades, visando a implantação de regiões metropolitanas, aglomerados urbanos e micro-regiões; acompanhamento do sistema de defesa civil e o combate às calamidades; e principalmente apreciação de programas que visem diminuir as desigualdades regionais.
Comentários