Rabello defende mudança à Educação
“O resultado do exame do Enem no Estado, em especial Cuiabá, mostra a urgente necessidade de se promover mudanças na política educacional”, afirmou Rabello.
O deputado ressaltou ainda, que Cuiabá aparece como a 4ª pior capital brasileira no desempenho do ENEM – 2006 - no ranking das escolas públicas e privadas. O resultado foi divulgado nos últimos dias pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (INEP).
Na proposta, o deputado destaca a pesquisa oficial do ENEM, que aponta que os estudantes cuiabanos só ganharam dos alunos de Palmas (TO), Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO). Segundo esses dados, foi comparado que a média dos alunos nos dois últimos exames caiu assustadoramente.
Exame
O Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), divulgou no início de dezembro os resultados finais da sétima edição do Exame do Nacional de Ensino Médio (ENEM).
O exame avalia as competências e habilidades desenvolvidas em 11 anos de escolaridade básica, além de auxiliar na orientação sobre as escolhas futuras, tanto em relação à continuidade dos estudos quanto à inserção no mercado de trabalho.
A prova do ENEM é aproveitada pelas universidades e faculdades de todo o país de diferentes formas: algumas dispensam o vestibular, enquanto outras utilizam as notas como parte do critério de seleção. Para o aluno que for concorrer à bolsa do Programa Universidade Para Todos (ProUni) é obrigatório ter prestado o ENEM.
Comentários