Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 25 de Janeiro de 2007 às 20:03

    Imprimir


O ministro de Relações Institucionais, Tarso Genro, deixou escapar hoje, em entrevista, que o Palácio do Planalto não está preocupado em aprovar as reformas política e tributária. "O governo Lula não precisa da reforma política para governar nem da reforma tributária", afirmou.

Após a declaração, ele fez uma série de ponderações na tentativa de mostrar que o governo defende com unhas e dentes as reformas. Tarso Genro lembrou que o assunto esteve na pauta de discussões do governo e do Conselho Econômica e Social por longo tempo.

Ele informou que depois da disputa pelas presidências da Câmara e do Senado o palácio enviará ao Congresso as propostas de reforma elaboradas pelo conselho, pela Ordem dos Advogados do Brasil e pelo Ministério da Justiça. A meta é tentar avançar nas negociações das reformas ainda no primeiro semestre deste ano. "O governo não pretende protagonizá-las, ser um coordenador desse processo", afirmou.

Durante a entrevista, o ministro explicou que, embora "o governo Lula não precise das reformas", o Executivo considera uma "obrigação moral, política e institucional" defendê-las. "O presidente Lula entende que a reforma política e a tributária são importantes para o País, por isso quer realizá-las", ressaltou.

O temor do governo, segundo ele, é que o empenho na defesa das propostas de reforma não seja bem recebido pela opinião pública e pelo Congresso. "Temos uma obrigação de realizar as reformas, mas isso não pode parecer uma chantagem em relação ao Congresso", completou.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/245852/visualizar/