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Politica Brasil
Quarta - 24 de Janeiro de 2007 às 12:09

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Rachaduras em dois pilares na ponte do rio Garças e a conseqüente interdição para o tráfego de carga pesada, decretada na sexta-feira, 12 de janeiro, pelo Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes) foi o suficiente para que o diretor daquele órgão, em Brasília, o engenheiro civil Mauro Barbosa, conhecesse de perto, as velhas pilastras da ponte construída há mais de meio século e desse a ordem de serviço de sua recuperação, cujas obras devem durar em torno de 180 dias, segundo previsão de sua equipe técnica.

Na ordem de serviço para recuperação das pilastras da ponte do rio Garças Mauro Barbosa anunciou também que a ponte do rio Araguaia (que liga Pontal a Aragarças (GO), em Goiás) “estará inclusa num pacote único de reformas estruturais”.

Durante os seis meses previstos para a reconstrução das pilastras da ponte do rio Garças o tráfego continuará livre apenas para pedestres, ciclistas e automóveis de pequeno porte (numa só pista), enquanto o abastecimento da cidade será feito pelo porto de Araguaiana numa balsa com capacidade para 70 toneladas. O fluxo de veículos de carga naquele porto, segundo o prefeito da cidade, Nelson Marques Filho (Paulão), chega a ultrapassar a 80 caminhões diários.

Entre os técnicos que acompanharam Mauro Barbosa a Mato Grosso estava o engenheiro Eduardo Calheiros, considerado a maior autoridade construção de pontes do país. Para reconstruir as pilastras danificadas da ponte do Garças Calheiros adiantou que vai colocar um tirante (barra de cabo de aço, com as extremidades em forma de “V” para absorver os esforços que tendem a tirá-las do prumo) para que a ponte retome ao seu nível de normalidade no final das obras.

Em Barra do Garças, Mauro Barbosa visitou o trecho onde será construído o anel viário que vai retirar do centro comercial da cidade o tráfego de veículos de carga e anunciou o início das obras para os próximos dias. Antes de sua passagem pela cidade Mauro Barbosa visitou canteiros de obras da duplicação da BR-163 na Serra de São Vicente, e trechos da BR-070 entre Primavera do Leste e Barra do Garças, acompanhado pelo secretário de Infra-Estrutura do Estado, Vilceu Machetti, o deputado Wellinton Fagundes, o prefeito Zózimo Chaparral, entre outras autoridades e técnicos do Dnit.

Numa reunião agendada pelo prefeito Zózimo Chaparral para a noite de sexta-feira no Auditório da prefeitura, com a participação da Associação Comercial, Sindicato do Comércio Varejista, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) do secretário de Vilceu Machetti, Wellington Fagundes e de empresários e prefeitos das cidades de Água Boa, Primavera do Leste, Torixoréu, Aragarças (GO), Pontal do Araguaia e Araguaiana, Mauro Barbosa lembrou do compromisso com a transparência e responsabilidade de gestão do Denit que segundo ele “é o maior construtor do país”.

Sobre a reforma da ponte do Garças Mauro Barbosa garantiu a execução de um trabalho “Para que a ponte tenha vida longa. Vamos fazer um serviço rápido e bem feito. Não temos problema com dinheiro para obras emergenciais que somam R$ 3,5 mil disponíveis para todas as regiões do país neste período de chuvas”.

Mauro Barbosa disse ainda que a carteira de obras para o Centro-Oeste dispõe de R$ 36 milhões e citou o anel viário de Barra do Garças como sendo um compromisso do Governo Federal, somado ao asfalto da BR-158 até a divisa do Pará, além do asfalto na BR-242 entre Ribeirão Cascalheira e Sorriso, na região norte. “Esta última será uma obra de integração do Estado de Mato Grosso”, disse.





Fonte: 24HorasNews

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