Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 18 de Janeiro de 2007 às 17:35

    Imprimir


Uma comitiva de Mato Grosso, composta por prefeitos e secretários de vários municípios se reuniu, essa semana, com a secretária de Educação de Curitiba, Eleonora Bonato Fruet. Durante o encontro, os gestores tiveram a oportunidade de conhecer toda a estrutura da prefeitura e trocar idéias e sugestões sobre a administração pública. O encontro integrou a programação de uma visita técnica para conhecer o sistema de terceirização da merenda escolar implantado pela cidade paranaense.

Segundo a secretária, nos dois últimos anos a prefeitura de Curitiba aumentou em 34% o número de profissionais da educação. O prefeito Beto Richa determinou a contratação de 3.862 profissionais aumentando o quadro de 11.203 para 15.065 profissionais. São 2.315 novos professores e pedagogos, 1.246 educadores e 301 auxiliares de serviços escolares. Aumentar o número de profissionais da área é, segundo Eleonora Bonato, uma das estratégias adotadas pela administração municipal para garantir a qualidade do ensino e a expansão na oferta de vagas nas escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs). "Com as contratações, além de atender a demanda das escolas e dos CMEIs que foram construídos e ampliados no período de 2005 e 2006, conseguimos melhorar a qualidade do trabalho dos profissionais que já pertenciam ao quadro do magistério municipal", diz Eleonora.

Os investimentos para a melhoria do ensino municipal também foram expressivos na capacitação profissional. Foram oferecidos cursos de capacitação de fevereiro a dezembro do ano passado. Somente na Semana de Estudos Pedagógicos, que aconteceu em julho, foram 423 oficinas e 47 palestras e seminários que abordaram diferentes temas da educação. O estímulo para o aperfeiçoamento profissional teve reforço com o programa Escola & Universidade que distribuiu, nos últimos dois anos, 4.590 bolsas-auxílio para os profissionais que desenvolveram projetos pedagógicos diferenciados em sala de aula.

Eleonora citou também o investimento feito pela prefeitura na parte de lazer das escolas. Estão sendo investidos R$ 4,23 milhões na construção de quadras esportivas em 18 escolas municipais. Os recursos, oriundos do orçamento de 2006, são do programa de Descentralização de Recursos da Secretaria Municipal da Educação.

Das 169 escolas, 57 têm quadras esportivas cobertas. A gestão do prefeito Beto Richa foi responsável pela conclusão de 24 delas. Outras quatro deverão ser entregues ao longo dos próximos meses e mais 13 estão previstas no orçamento de 2007. A expansão do número de escolas com espaços para práticas esportivas e de lazer, segundo a secretária, faz parte das estratégias para a consolidação do programa de qualidade da educação. "Estamos intensificando a política de implantação de quadras cobertas que oferecem condições mais apropriadas para a prática de esportes, lazer e atividades dos alunos e da comunidade", diz Eleonora.

O prefeito de Campo Verde, Dimorvan Brescancin, considerou muito positivo o encontro com a secretária. Segundo ele é de suma importância conhecer e aprender com administrações de outros Estados. “Curitiba é um modelo de administração pública para o país e nós devemos seguir este exemplo”, declarou. Para o prefeito de Colíder, Celso Banaseski “o importante é conhecer os projetos que deram certo em outras cidades do Brasil e adequá-los nos municípios de Mato Grosso, sempre é claro, respeitando a realidade local”. O prefeito de Tangará da Serra, Júlio César Ladeia, ficou entusiasmado com as medidas adotadas pela secretaria de Educação para melhorar a qualidade do ensino curitibano. “Concordo com a secretária quando ela diz que os professores e todo corpo técnico da escola, precisam de mais tempo para se dedicarem a sua função primária, a de educar. Por isso é dever da prefeitura descentralizar as obrigações da escola e promover a melhoria da qualidade do ensino municipal“, explicou.





Fonte: Da Assessoria/AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/247505/visualizar/