Repórter News - reporternews.com.br
CNI/Ibope: 54% são contrários ao voto obrigatório
Brasília - Diante do debate sobre a necessidade de se promover uma reforma política, pesquisa CNI/Ibope incluiu o tema num levantamento realizado entre dias 7 e 10 deste mês. O levantamento, com 2.002 pessoas de 140 municípios, mostrou que 54% dos entrevistados são contrários ao voto obrigatório e 45% são favoráveis. Por outro lado, 56% dos entrevistados afirmaram que teriam votado nas últimas eleições mesmo que o voto não fosse obrigatório, enquanto 43% disseram que não teriam comparecido às urnas no último pleito.
A pesquisa apontou ainda que 77% dos entrevistados são contrários ao financiamento público de campanhas eleitorais e apenas 16% são favoráveis. Por outro lado, 52% aprovam a fidelidade partidária e 37% são contra. A CNI/Ibope ainda constatou que 58% dos entrevistados são favoráveis à reeleição, enquanto 38% desaprovam.
Participação política
O levantamento mostrou que é baixa a participação política da sociedade. Oitenta e três por cento dos entrevistados disseram que nunca trabalharam para um partido político ou candidato e 71% disseram que nunca trabalharam pela defesa de propostas ou idéias que afetam a sua vida ou a de sua comunidade. A CNI/Ibope constatou ainda que 48% dos entrevistados acompanham as questões políticas por meio de conversas com amigos, enquanto 29% nunca conversam sobre política com amigos e 24% quase nunca falam do assunto com amigos.
A pesquisa ainda constatou que 51% das pessoas ouvidas acreditam que o voto pode melhorar a vida das pessoas, mas 47% consideram que, independentemente do voto, a vida das pessoas continua do mesmo jeito ou muda por outras razões.
Fonte:
Agência de Notícias
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/253611/visualizar/
Comentários