Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 06 de Dezembro de 2006 às 14:03

    Imprimir


Foi entregue na manhã de hoje (06), aos deputados estaduais, o Plano Estadual de Educação. Elaborado pelo Fórum de Educação, o Plano sugere uma política de educação para os próximos dez anos, entre 2007 a 2016. O presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Seguridade Social da Assembléia Legislativa, Humberto Bosaipo (PFL), participou da entrega oficial da matéria ao governador Blairo Maggi (PPS).

De acordo com Bosaipo, a proposta contempla uma educação voltada para as diferenças, com políticas direcionadas às minorias, e em especial, índios, negros e o homem do campo. Segundo Bosaipo, o Plano Estadual de Educação deve ser debatido no início de 2007, com possibilidades de votação no primeiro trimestre.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Mato Grosso (Sintep), Gilmar Soares Ferreira destacou a educação do homem no campo como um dos diferenciais da nova proposta. “Com essa política poderemos garantir a sua permanência no campo, evitando o êxodo rural”, destacou. Para ele, o capítulo do plano que trata da diversidade, inclusive da educação no campo é avançado, mesmo em comparação com o Plano Nacional de Educação.

Ainda de acordo com Soares, o plano concretiza uma discussão de mais de 20 anos em todo o estado e será referência para os próximos governos já que “agora será possível à sociedade cobrar e avaliar os avanços na área de educação, já que os governos terão que seguir a proposta e prestar contas à sociedade”. Compõem o Fórum Estadual de Educação (FEE), que formulou o Plano Estadual de Educação além da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa e Sintep, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Conselho Estadual de Educação (CEE), Associação Mato-grossense dos Estudantes (AME) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Além de Humberto Bosaipo, compõem a Comissão de Educação da AL, os deputados membros Sebastião Rezende (PPS), Verinha Araújo (PT), José Carlos de Freitas (PFL) e Mauro Savi (PPS) e os suplentes, Carlão Nascimento (PSDB), Nataniel de Jesus (PMDB), Carlos Brito (PDT), Eliene Lima (PP) e Dilceu Dal Bosco (PFL).





Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/256020/visualizar/