Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 11 de Novembro de 2006 às 20:27

    Imprimir


Acontece na próxima segunda e terça-feira (13 e 14) o curso sobre medição individualizada de água em prédios, que a Sanecap e a ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) oferecerão aos profissionais do ramo de projetos e execução de prédios da Capital. Ministrado pelo consultor paraibano Adalberto Cavalcanti, uma das principais autoridades no assunto, o curso reunirá engenheiros, projetistas, arquitetos, instaladores, construtores e estudantes. O objetivo é qualificar os profissionais locais, oferecendo informações técnicas, legais, econômicas e a tecnologia da medição individual de água.

A abertura será às 8 horas no departamento de Engenharia Sanitária da UFMT.

O assessor técnico da Sanecap, Noé Rafael da Silva, lembra que a medição individualizada não será obrigatória em Cuiabá. A decisão pela adoção do sistema deverá partir do próprio condomínio. Ele frisa que o objetivo do curso é qualificar mão-de-obra para realizar as modificações necessárias nos prédios para a individualização da medição. "Com isso, os profissionais locais estarão mais bem preparados para prestar esse tipo de serviço", observa ele.

Tendência em vários estados brasileiros, entre eles Goiás e São Paulo, a medição individualizada em prédios já é reivindicada pelos condôminos, que querem uma distribuição mais justa do valor das contas. Também representa uma opção contra o desperdício de água, já que permite um controle maior sobre os gastadores, sem penalizar os usuários conscientes. Outra vantagem é a redução da inadimplência. Em Goiânia, por exemplo, onde a individualização já é comum, o índice de inadimplentes é de apenas 2%.

Medição - Recife foi a primeira cidade brasileira a adotar a medição individualizada. Ao todo, 1.500 edifícios antigos foram adaptados para a novidade e 52 mil apartamentos já possuem o sistema. No estado de Goiás, são 250 prédios com medição individualizada, recurso que, inclusive, valoriza o imóvel.

No curso oferecido pela Sanecap, o participante aprenderá desde a conceituação da medição individualizada e a classificação dos hidrômetros de acordo com o princípio do dimensionamento, até os projetos de instalações prediais de água para edifícios novos e de reformas para edifícios antigos. Os aspectos legais da medição individualizada e as regras para comercialização dos serviços também serão abordados.

Palestrante - Adalberto Cavalcanti Coelho, engenheiro civil, pós-graduado em Recursos Hídricos e ex-chefe da Coordenadoria de Pesquisas e Desenvolvimento da COMPESA (Companhia Pernambucana de Saneamento). Atualmente, presta consultorias a diversos organismos nacionais e internacionais. É autor de vários livros sobre o assunto, entre eles "Medição Individualizada de Água em Apartamentos."

O curso custa R$ 75,00 para estudantes e R$ 130,00 para profissionais. As inscrições continuam abertas. Mais informações pelo telefone 3615 8932.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/261310/visualizar/