Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 10 de Novembro de 2006 às 16:10

    Imprimir


Para dar início ao rito solene de posse do advogado João Celestino Corrêa da Costa Neto, na manhã desta sexta-feira (10), em sessão plenária, como juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, o presidente do Tribunal, desembargador Antônio Bitar Filho convocou os dois membros mais antigos do Pleno, o juiz federal José Pires da Cunha e o juiz Alexandre Elias Filho, para conduzirem João Celestino até a área central onde se localizam todos os membros. Após a leitura do termo de posse pronunciada pelo Secretário Judiciário Edivaldo Rocha dos Santos, João Celestino assinou e foi convidado pelo presidente Bitar à ocupar a cadeira destinada à ele ao lado do juiz Renato César Vianna, também membro titular da vaga de Jurista.

Renato Vianna foi o orador oficial da cerimônia onde em um breve discurso externou congratulações ao novo membro, seguido do procurador regional eleitoral Mário Lúcio de Avelar que também o parabenizou em nome do Ministério Público. João Celestino foi o último a se pronunciar antes do encerramento da sessão plenária solene, onde após o término, recebeu o cumprimento dos presentes, familiares e amigos.

Dois ex presidentes do TRE também marcaram presença na solenidade, os desembargadores Jurandir Florêncio de Castilho e Rubens de Oliveira. A solenidade também contou com a participação do candidato eleito ao Senado Jayme Verissimo de Campos e do Procurador Geral do Estado João Vergilio, que na ocasião representou o governador Blairo Maggi.

Confira a íntegra do discurso do orador oficial juiz Renato César Vianna Gomes

Saudação ao Dr. JOÃO CELESTINO CORREA DA COSTA NETO

Agradeço a deferência e registro a minha enorme satisfação pela oportunidade delegada por este pleno em saudar o eminente Dr.João Celestino Correa da Costa Neto, juiz-membro desta Corte que hoje para alegria de todos retorna a essa Corte.

Recebo-o e saúdo-o em nome de seus eminentes pares com muita alegria, pois se trata de um brilhante profissional com inúmeros trabalhos prestados a coletividade mato-grossense e sei que poderemos contar com o convívio sempre agradável com uma pessoa que aprendemos no dia a dia a admirar e que particularmente tenho como amigo.

Peço escusas aos senhores, para de maneira singela enumerar algumas das inúmeras qualidades do Dr. João Celestino arriscando-me a afirmar tudo aquilo que já é do conhecimento de todos.

Relembro àqueles que porventura não se recordem que o Dr. João Celestino já esteve atuando brilhantemente junto a essa Casa como membro efetivo desse plenário, trilhando sempre o bom caminho, o caminho da virtude e da busca da verdade real.

Trata-se de conceituado advogado, filho pródigo desta terra querida que é Cuiabá, que a todos acolheu. Enquanto juiz-membro dessa augusta Casa desenvolveu seu trabalho de forma exemplar, aplicando o direito com consciência tranqüila, sempre primando pela justiça e independência, mesmo diante de todas adversidades.

Quando aqui esteve trabalhou e muito se empenhou em buscar o crescente desenvolvimento de nosso Tribunal, procurando vencer os desafios que se apresentaram, com dedicação, no desiderato maior de servir à Justiça Eleitoral, instrumento indispensável para o aprimoramento de nossa democracia.

Como colega de classe, jurista, a sua estada sempre foi motivo de orgulho dos advogados, mantendo-se fiel, preservando os princípios norteadores da advocacia, equilibrando com louvor o novel, breve e temporário período de judicatura que lhe foi conferido constitucionalmente. Foi e será um exemplo àqueles que vierem ocupar a cadeira reservada aos juristas.

Posso afiançar aos senhores que o eminente jurista que ora é empossado, Dr. João Celestino é daquelas pessoas solicitas e dada à prática permanente do diálogo, do debate, mas sempre leal e construtivo, enfim, amigo dos amigos.

Caro Dr. João Celestino, parabenizo-o mais uma vez e estendo os cumprimentos ao Tribunal de Justiça de nosso Estado que, inicialmente, soube com a sapiência que lhe é peculiar incluí-lo, com muita justiça, na lista tríplice que culminou com sua escolha para compor esse r. sodalício.

O trabalho do empossado em prol da classe dos advogados foi muito profícuo quando de seu estada na diretoria da OAB/MT, por duas vezes no honroso cargo de Vice-Presidente estadual, como Diretor-Presidente da Escola Superior de Advocacia da OAB/MT e como Presidente da banca examinadora de ingresso nos quadros da OAB/MT, sempre em defesa dos interesses dos advogados e, por extensão, de toda a sociedade.

A capacidade, a coragem, o descortino, a inteligência e, acima de tudo, o respeito às leis que constituem o esteio de nossa democracia são virtudes que considero necessárias e imprescindíveis àqueles que desejam trilhar o caminho da democracia e da justiça em busca de uma sociedade mais justa e solidária e são atributos que não faltam ao nosso querido empossado.

São com essas qualidades que ora citei, agregadas a tantas outras que V. Exa. possui e as atitudes em toda sua trajetória, como homem, como amigo, como advogado ou ainda no exercício temporário da judicatura eleitoral é que retorna a essa casa o ilustre empossando.

Seja bem vindo Dr. João Celestino e tenha uma certeza que sua chegada a esse Sodalício em muito irá nos auxiliar na condição de seus pares, pois esperamos aprender e nos enriquecer através de seu vasto conhecimento jurídico.

Por fim, estendo os cumprimentos aos seus familiares e o faço em nome de sua dedicada esposa, esteio permanente de V. Exa., Dra. Luciana Gamballi Correa da Costa, advogada e sua sócia na banca de advocacia, e não poderia deixar de citar seus adorados filhos: Maria Beatriz, e os gêmeos João Celestino e Maria Eugênia, aqueles que por certo sempre se orgulharão de seus genitores.

Parabéns Dr. João Celestino, a sua chegada é e será sempre motivo de orgulho para todos nós e, para mim, em especial que o tenho como amigo de longa data.





Fonte: TRE/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/261552/visualizar/