Reivindicações dos Municípios serão atendidas via consórcios
Criados a partir do primeiro semestre de 2005 e inseridos no MT Regional, as ações do consórcios envolvem toda a estrutura do Governo, em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). O objetivo é desenvolver políticas públicas voltadas à inclusão social e o desenvolvimento regional sustentável. “O Governo vai trabalhar através dos consórcios e os prefeitos estão conscientes de que somente com políticas públicas sérias promoveremos o desenvolvimento da região de acordo suas vocações e potencialidades locais”, disse Vettorato.
Em processo de formatação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Sócioambiental do Vale do Guaporé, os prefeitos querem fomentar as cadeias produtivas do leite, apicultura, seringueira, ovinocultura, fruticultura, ecoturismo e fruticultura. Integram esta parceria do Governo do Estado, AMM, Sebrae e Banco do Brasil os Municípios de Conquista D`Oeste, Comodoro, Campos de Júlio, Pontes e Lacerda, Vale São Domingos, Vila Bela da Santíssima Trindade, Nova Lacerda, Sapezal e Rondolândia.
Uma das ações deste consórcio, anunciou Vettorato, será a oferta de cursos de qualificação de servidores para a elaboração de projetos oferecidos pelo Governo. “Sem projetos consistes e bem elaborados dificilmente se consegue apoio para viabilizar uma atividade”, disse o secretário.
Na região, que atualmente enfrenta problemas com a praga da cigarrinha-das-pastagens, que causa a redução da produção de massa verde, amarelecimento e secamento das folhas e conseqüentemente o emagrecimento do animal, já ficou decidido que a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), enviará nos próximos dias técnicos para orientar os pecuaristas a fazer o uso e aplicação do produto desenvolvido pela empresa, o Metarhizium anisopliae para o controle biológico de combate à praga.
Estiveram presentes à reunião, os prefeitos de Conquista D`Oeste (Valmir Guse –PFL), Comodoro (Aldir Bal Marques – PPS), Pontes e Lacerda (Newton Miotto – PP) e Campos de Júlio (José Odil da Silva – PFL). Integram a caravana do Governo, o gerente regional do Banco do Brasil, Gladton do Rego Lages Neto, o coordenador do MT Regional, Neurilan Fraga, o presidente da AMM, José Aparecido dos Santos, e o presidente da Empaer, Aréssio Paquer.
Comentários