Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 07 de Novembro de 2006 às 14:07

    Imprimir


A Assembléia Legislativa promove amanhã (quarta-feira), a partir das 14h, uma audiência pública para debater a situação orçamentária da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). A audiência, requerida pela deputada estadual Verinha Araújo (PT), será realizada no Auditório Licínio Monteiro do Legislativo (Auditório I).

Pelo pedido de convocação aprovado, devem ser convidados para esta audiência os secretários estaduais de Educação (Ana Carla Muniz), Administração (Geraldo De Vito) e de Ciência e Tecnologia (Ilma Grisoste Barbosa). Também devem estar presentes diretores da Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat) e alunos da instituição.

Conforme a deputada Verinha, um possível contingenciamento do orçamento da Unemat requer um amplo debate. Dirigentes da Adunemat, que estiveram em diversas ocasiões na AL este ano, criticam esta possibilidade. De acordo com os dirigentes, a universidade teve um corte orçamentário de aproximadamente 13 milhões de reais, o que estaria causando um estrangulamento na instituição. No ano passado a Unemat já teria registrado um déficit de 3,5 milhões de reais.

De acordo com os dirigentes da Unemat, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) prevê um orçamento de 77 milhões de reais para a universidade. Porém, o temor é de que apenas 64 milhões sejam liberados. O fato é preocupante, já que somente com a folha de pessoal são empregados 62 milhões de reais. O que sobra não é suficiente para o custeio da instituição durante todo o ano.

Para 2007, a Unemat deve reaver recursos do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) que não vinham sendo contabilizados pelo governo do estado. A contabilização destes recursos para a manutenção da Educação, Saúde, Pesquisa e Ensino Superior em Mato Grosso foi uma luta encabeçada pela deputada Verinha. A estimativa é de que, desde 2005, 3 milhões de reais deixaram de ser contabilizados para a Unemat.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/262496/visualizar/