Preparação das urnas que serão usadas no segundo turno termina nesta semana
Seguindo a logística utilizada no primeiro turno, a preparação dos equipamentos é realizada na sede de cada Zona Eleitoral, que atualiza as urnas dos municípios sob a sua jurisdição.
Serão lacrados e testados aproximadamente 7.500 equipamentos de votação. Cerca de 6.000 urnas serão utilizadas para votação e aproximadamente 1.400 urnas serão utilizadas como reserva técnica para eventuais substituições dos equipamentos que sofrerem algum tipo de pane. As demais urnas, aproximadamente 100, serão utilizadas em mesas receptoras de justificativas.
As urnas eletrônicas que receberão os votos do segundo turno serão exatamente as mesmas utilizadas no primeiro turno da eleição geral. Os equipamentos serão atualizados no procedimento conhecido como carga, e serão lacradas posteriormente.
A carga para o segundo turno se difere da carga do primeiro turno, quando todas as informações sobre os candidatos e os dados sobre os eleitores de cada seção eleitoral são transferidos paras as urnas eletrônicas. Nesta última etapa de preparação, as urnas recebem somente um disquete contendo informações sobre quais candidatos foram eleitos para o segundo turno da eleição. Após o procedimento de carga, são realizados testes de verificação de todos os componentes da urna e, somente após aprovação, são lacrados os dispositivos onde são inseridos os disquetes.
Comentários