Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 03 de Outubro de 2006 às 17:41

    Imprimir


O PT de Mato Grosso iniciou as conversações para ter o apoio do governador Blairo Maggi (PPS) à candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o segundo turno.

De acordo com Zelandes Santiago, coordenador da campanha de Lula no Estado, em entrevista ao MidiaNews na tarde dessa terça-feira (03), já na noite de domingo (01) no Centro de Eventos do Pantanal, depois dos resultados estaduais e nacionais das eleições, o deputado federal mais votado de Mato Grosso Carlos Abicalil, e a candidata derrotada ao governo, senadora Serys Marly, ambos do PT, procuraram Maggi no intuito de conseguir seu apoio e iniciaram um possível acordo.

Segundo Zelandes, tanto o apoio do governador como dos membros do PMDB que apoiaram sua reeleição, são importantes para conseguir uma virada, já que o presidente foi massacrado em Mato Grosso por Geraldo Alckmin (PSDB), que teve 54,8% dos votos, contra 38,65% de Lula.

“Além do governador, que não se fechou para as nossas propostas, queremos também o apoio do grupo que o apoiou. O momento é de unirmos forças para vencermos as eleições, isso é perfeitamente possível”, diz Zelandes.

Santiago atribuiu a derrota de Lula no Estado a dois principais fatores. Primeiro ao fato de Mato Grosso fazer parte do eixo do Centro-Oeste, que tem características agrárias e que sempre fez oposição ao PT. Segundo, ao recente episódio do Dossiê do Vedoin.

“O presidente Lula perdeu as eleições em todo o Centro- Oeste, mas em Mato Grosso foi pior, pois o Grito do Ipiranga teve início aqui e se espalhou pelo país. Quanto à questão do Dossiê, isso foi uma espécie de banho de água fria no presidente no Estado, já que o PT estava em cadeia nacional como o pivô dessa questão e sabemos que Lula não tem nada a ver com isso”, analisa.

Ele ainda disse que logo após as eleições houve uma reunião na qual o deputado Carlos Abicalil, a senadora Serys Marly, os deputados estaduais eleitos em 2006 Ságuas de Moraes e Ademir Bruneto, além de outras lideranças como a deputada Verinha, decidiram que agora que o processo eleitoral gira em torno de uma única candidatura, todos devem abraçar a causa e se esforçar ao máximo para virar o quadro em Mato Grosso.

O coordenador disse também que entre ontem e hoje está havendo uma reunião entre as diferentes equipes de coordenação da campanha nacional de Lula e que a senadora Serys e o deputado Carlos Abicalil já convocaram uma outra reunião com as lideranças de Mato Grosso, com objetivo de trazer Lula ao Estado nesse segundo turno.

“Além dessa reunião que já houve entre as lideranças, estamos fazendo uma readequação da campanha, que deve estar na rua até sábado tão logo chegue nosso material”, diz.

Maggi

Nesta segunda, o governador afirmou que ainda não irá manifestar seu apoio a nenhuma das duas candidaturas a presidente. Ele pretende, antes, conversar com os governadores eleitos do Centro-Oeste e Norte para tentar uma definição em bloco. "Se não for possível vou conversar com os nossos aliados para decidir qual a melhor opção para Mato Grosso", disse.





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/271348/visualizar/