Apuração prossegue em dois Estados; TSE deve proclamar hoje resultados finais
O presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello, deve proclamar oficialmente nesta noite os resultados do primeiro turno das eleições 2006. Pelas normas do tribunal, o resultado tem que ser anunciado em sessão do TSE, que está marcada para as 19 horas. Antes da sessão, a expectativa é que Mello apresente um balanço das eleições encerrando formalmente a apuração dos votos.
Propaganda eleitoral
Se os resultados forem proclamados nesta segunda-feira, a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV terá início já na quarta-feira. O tempo de cada candidato que disputa o segundo turno será o mesmo. Na disputa presidencial, Geraldo Alckmin (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terão, cada um, dez minutos diários no rádio e na TV --o mesmo tempo reservado para os candidatos a governador.
Onde houver segundo turno para o governo estadual, veicula-se primeiro a propaganda para presidente. O TSE e os tribunais regionais eleitorais vão fazer sorteios para escolher a ordem da veiculação dos programas no primeiro dia da propaganda eleitoral. No dia seguinte, a ordem será invertida, e a alternância prossegue até o último dia da propaganda.
Assim como no primeiro turno, a propaganda será veiculada no rádio às 7h e ao meio-dia. Na TV, os horários são às 13h e às 20h30 (horários de Brasília). Cada candidato terá ainda 15 minutos de inserções diárias no rádio e na TV ao longo da programação das emissoras. A propaganda eleitoral termina dia 27 de outubro, sexta-feira anterior ao segundo turno, que será realizado no domingo, dia 29.
Comentários