Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 02 de Outubro de 2006 às 08:25

    Imprimir


Eleito deputado federal com 152.246 votos, o 25º mais votado do Estado de São Paulo, o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci (PT) teve um desempenho fraco em sua cidade natal, Ribeirão Preto, onde foi prefeito duas vezes. Ele foi apenas o quarto na preferência dos eleitores na cidade paulista, com 16.187 votos.

É menos da metade dos votos, por exemplo, do conseguido pelo segundo colocado, o polêmico ex-vereador Fernando Chiarelli (PDT), que obteve 34.461 votos em Ribeirão Preto e conseguiu a segunda suplência no seu partido. Palocci perdeu até para o vereador Valter Gomes (PSC), que conseguiu 17.586 votos no município. A coordenadoria de campanha do ex-ministro esperava que ele conseguisse ao menos 200 mil votos e até 85 mil votos vindos da região de Ribeirão Preto, o que não ocorreu.

Palocci não falou com a imprensa ao votar. Ele tem pedido de prisão preventiva por peculato, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, feito à Justiça pelo delegado seccional de Ribeirão Preto, Benedito Antonio Valencise. Ele foi apontado pelo delegado como o "chefe" do esquema que teria desviado dinheiro do contrato de limpeza urbana na cidade para financiar o PT. A assessoria de imprensa do ex-ministro informou há pouco que ele não decidiu ainda se irá atender os jornalistas.

O agora deputado federal eleito terá como companheiro local na Câmara o inimigo político Duarte Nogueira (PSDB), ex-secretário da Agricultura do Estado de São Paulo. Nogueira, que foi derrotado por Palocci nas duas vezes em que concorreu à prefeitura local, recebeu em Ribeirão Preto 41.653 votos dos 170.319 votos conseguidos no Estado. Além do desempenho de Palocci, o presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi massacrado na cidade paulista. Lula teve apenas 29,34% da preferência, ante 58,5% de Geraldo Alckmin (PSDB).

Ribeirão Preto conseguiu eleger ainda três deputados estaduais com base política na cidade. Rafael Silva (PDT), com 68.902 votos, e Baleia Rossia (PMDB), com exatos 64 mil votos, foram reeleitos para a Assembléia Legislativa. Mas a campeã na cidade, a oitava deputada mais votada do Estado, foi a vereadora Darcy Vera (PFL), que conseguiu 140.702 votos e segue para seu primeiro mandato.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/271875/visualizar/