Eleitores vão conhecer principais vencedores à meia-noite de domingo
Na primeira divulgação, o TSE estima já ter apurado 30% dos votos válidos de todo o país.
O tribunal espera uma votação tranqüila, com o encerramento da votação na maioria das 380 mil seções eleitorais do país às cinco da tarde. Fontoura estima que cada eleitor vai gastar cerca de 40 segundos para votar. "Se alguns ultrapassarem essa média, teremos filas em algumas seções", disse.
O diretor ressaltou, no entanto, que houve divisão em seções eleitorais que reuniam um número muito grande de eleitores para evitar atrasos e reduzir a espera pela votação.
Segundo Fontoura, o eleitor é livre para permanecer o tempo que desejar na cabine de votação --sem qualquer interferência dos mesários no processo de escolha dos candidatos. "Os mesários são alertados a não exercerem nenhum tipo de pressão ou acelerar os eleitores", disse.
Ele alerta os eleitores para que levem a tradicional "cola", um papel com o número dos candidatos, justamente para evitar atrasos no momento da votação. "É importante levar a cola já que o eleitor vai escolher cinco candidatos. Isso facilita todo o processo", encerrou.
Comentários