Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 22 de Setembro de 2006 às 18:46

    Imprimir


O Governo canadense obrigará os fabricantes de automóveis a seguirem no país os mesmos rigorosos padrões de emissões impostos na Califórnia (EUA), segundo um relatório publicado hoje no jornal The Globe and Mail.

O jornal informa que o Governo canadense aprovou na semana passada o Plano Verde 2, que estabelecerá a redução de emissões produzidas pelos veículos a partir de 2010.

Nesta data termina o acordo voluntário estabelecido pelo Governo anterior com os fabricantes de automóveis pelo qual se comprometem a reduzir em 5,3 milhões de toneladas as emissões anuais de gases causadores do efeito estufa até 2010.

O plano do novo Governo de impor limites em um número de poluentes se concentra mais em reduzir o smog e melhorar a qualidade do ar que em reduzir as emissões de CO2 que contribuem para o aquecimento global da atmosfera e que constituem o ponto principal do Protocolo de Kioto.

O Governo conservador do primeiro-ministro Stephen Harper expressou desde sua chegada ao poder, em janeiro, sua falta de interesse em seguir o acordo ratificado pelo Governo anterior e se aproximou das posições dos Estados Unidos e da Austrália sobre reduções voluntárias de gases.

A ministra do Meio Ambiente canadense, Rona Ambrose, afirmou na quinta-feira que Ottawa estava conversando com a Califórnia sobre a nova legislação estadual de redução de emissões.

Mas os fabricantes de automóveis disseram que qualquer medida para forçar a redução de emissões no Canadá levará a um aumento do preço dos novos veículos, o que significará que os motoristas optarão por manter modelos mais antigos que contaminam mais.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274027/visualizar/